quant
Fique ligado

Ano 2012

Câmara acusa Ministério da Educação de falta de respostas (c/video)

Publicado

em

A edição 2012 das Jornadas do Projeto Educativo Municipal da Trofa, que decorreu na quarta-feira, dia 5, debateu o futuro da Educação em Portugal. Câmara acusa Ministério da Educação de não responder ao pedido de abertura do concurso para contratação dos professores das AEC.

Para assinalar o início do ano letivo e discutir os principais problemas da educação em Portugal a Câmara Municipal da Trofa organizou as jornadas do Projeto Educativo Municipal da Trofa. Esta quarta-feira o auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado esteve repleto de educadores, professores, diretores escolares, pessoal não docente, técnicos municipais, representantes de várias organizações, encarregados de educação e especialistas nacionais na área da educação, que, durante todo o dia participaram nas palestras, nas quais estiveram em desta que alguns temas, tais como (Re)definição das Políticas Educativas do Município da Trofa, o Projeto Educativo Municipal da Trofa: Implicações Práticas, Orientações e Implicações Pedagógicas e Curriculares do Projeto Educativo Municipal, o Comportamento em Sala de Aula, a Exploração Vocacional: Trajetórias de Desenvolvimento e Carreiras e a Educação para o Empreendedorismo.

Durante as jornadas Joana Lima, presidente da autarquia trofense, estava satisfeita com a iniciativa salientando a importância do debate. “Temos sem dúvida alguma um grande dia de debate, de reflexão, para a nossa educação e por isso os protagonistas que ali estão dentro vão dar um contributo importantíssimo para o desenvolvimento da educação no nosso concelho”, avançou. 

Relativamente ao início do ano letivo, a autarca salientou as dificuldades existentes na “área de competências delegadas”, devido à dificuldade de lançar os concurso para as AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), refeições escolares, para as CAF Complemento de Apoio às Famílias, e apoio às crianças com necessidades especiais, por causa da Lei dos Compromissos. “Não podemos esquecer que é uma lei que temos que respeitar em qualquer despesa que façamos na Câmara. Tivemos muitas dificuldades, poucas respostas também”. A autarca adianta que a poucos dias do inicio do ano letivo a Câmara da Trofa ainda não recebeu a “resposta do Ministério da Educação para podermos abrir o concurso das AEC”.

Devido ao “endividamento excessivo” da autarquia, não pode abrir concursos para novos funcionários, estando a espera de “uma autorização” do Ministério para o fazer, pois os concursos que têm que ser lançados estes mês, para “o apoio da educação das crianças e jovens”, têm o custo de “cerca de um milhão de euros”.

Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num  quiosque perto de si ou por PDF.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);