quant
Fique ligado

jonati

Trofa

Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz

Manuel Fernando Martins, já com longo cadastro relacionado com o mesmo tipo de crimes, fez-se passar por juiz desembargador para conseguir uma elevada quantia em dinheiro de um casal residente em Barcelos.

Publicado

em

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Santo Tirso deteve um homem, na Trofa, por burla qualificada, a 8 de junho.

Manuel Fernando Martins, já com longo cadastro relacionado com o mesmo tipo de crimes, fez-se passar por juiz desembargador para conseguir uma elevada quantia em dinheiro de um casal residente em Barcelos.

Seguindo o rasto deixado pelo suspeito, os militares conseguiram chegar ao seu encalço, tendo conseguido apreender diversa documentação, assim como dois telemóveis e um computador.

Segundo noticiou o JN, Manuel Fernando Leite aproveitou um diferendo familiar relacionado com propriedades, para enganar o casal, a quem prometeu ajuda, argumentando conhecimento na área por ser juiz desembargador. Terá pedido oito mil euros para contratar serviços de uma advogada de renome, valor que acabou por lhe ser entregue pelas vítimas. O casal apercebeu-se, logo depois, que tinha sido ludibriado, por constatar que não havia nenhuma causídica a tratar do processo.

O mesmo periódico acrescenta que, na documentação apreendida, estão outras pessoas envolvidas, o que indicia que Manuel Fernando Martins terá cometido outras burlas.

Manuel Fernando Martins foi presente ao Tribunal Judicial de Santo Tirso para conhecer as medidas de coação.

Na Trofa, concretamente no Coronado, este homem fez-se passar por padre. Em março de 2013, o NT deu conta que o falso padre tentou abrir na mesma rua uma instituição de cariz social denominada Dom Manuel Martins Leite. No entanto não conseguiu registá-la porque o então autarca local, Guilherme Ramos, o ex-pároco da freguesia, Rui Alves, o vigário da Vigararia Trofa/Vila do Conde, Luciano Lagoa, e o antigo vice-presidente da Câmara Municipal, Magalhães Moreira, descobriram que o indivíduo não era um padre mas sim um burlão. A loja nunca abriu. O diretor da alegada instituição intitulava-se “Dom”, título que é exclusivo a bispos.

Publicidade

Em 2018 foi condenado a 1 ano e 8 meses de cadeia por ameaças de morte aos jornalistas do Jornal O Noticias da Trofa.
As ameaças aos jornalistas de “O Notícias da Trofa” tiveram início em 2016, após a publicação da notícia sobre a tentativa de criar a associação no Coronado.

Em agosto de 2016, Manuel Leite Martins enviou um email ameaçador para a redação do jornal, exigindo a “retirada da informação” referente à sua atuação enquanto falso padre. o texto intimidatório o, ameaçava os elementos da redação. “Eu vou para a cadeia e vocês direitinhos para o cemitério”, afirmava o indivíduo, que no mesmo dia escreveu, na página de Facebook do jornal, “falso padre vai atacar “O Notícias da Trofa””.
Dias mais tarde, reiterava as ameaças através de mensagem para o telemóvel da redação, escrevendo “vou-vos matar a todos”.

C/JN

foto: arquivo

Continuar a ler...

Trofa

Bênção das Grávidas no dia 8

Publicado

em

Por

A 8 de dezembro, há bênção das grávidas nas paróquias de S. Martinho de Bougado e S. Romão do Coronado.

Segundo os boletins paroquiais, a primeira convida grávidas e seus companheiros a participar na celebração, que terá lugar às 11h00, na Igreja Nova, integrada na celebração da eucaristia dominical. Podem inscrever-se na secretaria paroquial ou então basta aparecerem no dia um pouco antes, pois haverá lugares reservados na Igreja.


Em S. Romão, a bênção acontece às 10h00, na eucaristia realizada na Igreja Paroquial. As grávidas interessadas devem inscrever-se junto do pároco, ou dos elementos da Pastoral Familiar ou do sacristão.
Antigamente, o Dia da Mãe era celebrado a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.

Continuar a ler...

Trofa

Câmara oferece sacos de Natal para promover comércio local

Publicado

em

Por

Este ano, a Câmara Municipal da Trofa promove as compras de Natal no comércio local com a oferta de sacos alusivos à época festiva aos estabelecimentos comerciais.
“Neste Natal, seja tradicional! Compre Local” é o epíteto da campanha lançada pela autarquia.
Os estabelecimentos e lojas interessados em fazer parte da campanha podem levantar os sacos, na Antiga Estação da Trofa, nos Paços do Concelho e no Polo do Coronado da Câmara Municipal da Trofa, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e na Casa da Cultura da Trofa, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, e aos sábados, das 13h00 às 18h00.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);