Trofa
BNZ vai construir central solar fotovoltaica no Muro
A produtora independente de energia BNZ assinou um contrato de desempenho energético (EPC) com a empresa Proef para a construção de uma central solar fotovoltaica na freguesia do Muro, no concelho da Trofa.

A produtora independente de energia BNZ assinou um contrato de desempenho energético (EPC) com a empresa Proef para a construção de uma central solar fotovoltaica na freguesia do Muro, no concelho da Trofa.
Segundo a empresa, a central contará com “uma capacidade instalada de 28,37 megawatts-pico (MWp)” e uma produção anual estimada de “43,68 gigawatts-hora (GWh)”, o que permitirá “evitar a emissão de mais de 14 mil toneladas de dióxido de carbono por ano”. A entrada em funcionamento está prevista para “o segundo trimestre de 2026”.
Este é o segundo contrato EPC da BNZ em Portugal. Luís Selva, diretor-geral da BNZ, destaca o projeto como “um passo estratégico para reforçar a nossa presença em Portugal e na Europa, além de contribuir para a transição energética”.
Do lado da Proef, o projeto é encarado como uma oportunidade de afirmação. Fernando Ferreira, administrador da empresa, sublinhou: “Este projeto representa um marco para a Proef e esperamos que se torne um exemplo na transição energética e descarbonização da região.”
A central do Muro integra-se na estratégia da BNZ de promover um portefólio europeu superior a 1,7 GW em energias renováveis.