Autárquicas 2025
André Campos Azevedo apresentou-se ao murenses com propostas para colocar a freguesia no patamar da excelência

O Largo da Estação do Muro foi, na tarde de domingo, palco da apresentação oficial de André Campos Azevedo como candidato à Junta de Freguesia do Muro, pela coligação Trofa em Primeiro. O espaço encheu-se de apoiantes que, demonstraram o seu entusiasmo e confiança no projeto liderado por um candidato com raízes profundas na freguesia.
Com um discurso centrado na proximidade, dinamismo e modernização, André Campos Azevedo afirmou a sua vontade de liderar com estratégia e compromisso, apresentando ideias concretas para um Muro mais preparado para o futuro. Empresário na área do comércio dentário e consultor em marketing e construção, trouxe ao palco a sua experiência profissional e o trabalho desenvolvido na Assembleia de Freguesia desde 2021, como base para o desafio que agora assume.
“Vamos criar audiências públicas regulares, assembleias abertas e canais de comunicação entre os cidadãos e a Junta. A política faz-se com as pessoas — não é à porta fechada, mas de frente e com diálogo”, afirmou. O candidato destacou ainda a necessidade de uma gestão mais eficaz do espaço público, propondo um plano de manutenção contínua dos arruamentos, valetas, passadeiras e iluminação. “Queremos ligar todos os lugares da freguesia, criar alternativas à nacional 14, levar os arruamentos até à porta de todos os murenses. A freguesia precisa de planeamento, de ação e de respeito”.
No plano social e comunitário, o candidato anunciou propostas inovadoras como a criação de um banco de voluntariado para apoiar o lar da freguesia, o lançamento do “cheque grávida” e a aposta em espaços verdes, percursos pedonais e ações ambientais. Reforçou ainda o seu compromisso com a juventude, com a implementação de conselhos jovens e concursos de ideias, e com o movimento associativo, através de eventos como piqueniques comunitários, feiras mensais e o Dia do Muro.
No apoio à economia local, propôs a criação do “Cartão Fidelidade Local” e do selo “Comércio do Muro”, iniciativas destinadas a promover e valorizar os estabelecimentos da freguesia. André Campos Azevedo comprometeu-se ainda com a construção de um novo campo de futebol, “um espaço onde os nossos atletas sintam orgulho em vestir a camisola”.
Amadeu Dias elogiou a visão e o dinamismo de André Campos Azevedo. “O André representa uma nova geração de liderança com capacidade de execução, compromisso com a comunidade e ideias bem assentes na realidade. Confio que colocará o Muro em primeiro, com políticas próximas e soluções que contam”.
O candidato à presidência da Câmara Municipal da Trofa reafirmou ainda o seu compromisso de “lutar, incansavelmente, para que a justiça seja reposta e o Metro chegue rapidamente ao Muro. Não compreendendo por que razão o governo da AD não dá seguimento ao procedimento, depois de o governo do Partido Socialista, com António Costa como Primeiro-Ministro, ter definido a linha da Trofa como prioritária na extensão do Metro do Porto.”
Na ocasião, Amadeu Dias reiterou também algumas das medidas do seu programa para o concelho da Trofa, entre as quais o reforço da segurança com mais 20 Polícias Municipais e a criação de duas novas Áreas Industriais, “para garantir mais investimento, mais emprego e mais desenvolvimento para todo o território”.