Autárquicas 2025
Amadeu Dias esclarece sobre pacote de medidas para as famílias da Trofa
A coligação Trofa em Primeiro, que junta PS, PAN e Livre, apresentou, em conferência de imprensa, esta quinta-feira, um conjunto de medidas centradas nas famílias.

A coligação Trofa em Primeiro, que junta PS, PAN e Livre, apresentou, em conferência de imprensa, esta quinta-feira, um conjunto de medidas centradas nas famílias. O candidato à Câmara Municipal, Amadeu Dias destacou a educação, a natalidade e a saúde como prioridades.
Entre as propostas apresentadas, o candidato referiu a criação de uma rede municipal de creches, com o compromisso de assegurar vaga para todas as crianças do concelho.
“Vamos municipalizar a rede de creches para garantir que nenhuma criança fica sem vaga. É uma prioridade e um investimento que estimamos entre três e três milhões e meio de euros”, afirmou Amadeu Dias, sublinhando que o financiamento poderá ser assegurado através da requalificação de antigas escolas ou da construção de novos espaços e também com o apoio do Governo, tal como aconteceu no município de Paços de Ferreira, exemplificou.
Outra proposta passa pelo reforço do acolhimento e prolongamento escolar e criação do programa “Férias para Todos”, que pretende manter as escolas abertas durante as pausas letivas, incluindo o mês de agosto.
“A escola não será um depósito de crianças. Será um espaço seguro, com atividades lúdicas e acompanhamento reforçado, inclusive no mês de agosto, para quem necessitar”, garantiu.
Amadeu Dias acrescentou que a ideia é “reforçar” o “quadro de pessoal”, incluindo “tarefeiras que fazem o acompanhamento dos alunos com necessidades educativas”, para que “nenhuma criança fique de fora”.
“A Câmara Municipal suportará esse encargo, portanto será uma medida gratuita”.
No plano fiscal, a coligação compromete-se a reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), medida que, segundo Amadeu Dias, permitirá “devolver às famílias o esforço financeiro dos últimos anos, sem comprometer o investimento público”.
O candidato anunciou, no âmbito da saúde, a criação de um Serviço de Atendimento de Situações Urgentes (SASU) no centro de saúde da Trofa, aberto até às 23 horas, à semelhança do que já existe em concelhos vizinhos como Santo Tirso e Famalicão. “Não se justifica que a Trofa continue sem oferecer esta valência. Vamos garantir que o serviço estará disponível para todos os trofenses”, assegurou.
Entre as medidas de apoio direto às famílias, Amadeu Dias anunciou também o “cheque bebé”, um apoio de 500 euros por cada criança nascida no concelho, que deverá abranger cerca de 250 a 300 famílias por ano. “Queremos que as famílias saibam que contam com o apoio da Câmara desde o nascimento dos seus filhos”, frisou.
Questionado sobre o financiamento das propostas, Amadeu Dias garantiu que as medidas resultam de “uma gestão rigorosa” e da definição de prioridades. O candidato considerou que projetos de outras candidaturas, como “o Palácio da Cultura, estimado em 25 a 30 milhões de euros, não serão uma prioridade” e que a sua não execução permitirá canalizar fundos para a educação e apoio às famílias.