quant
Fique ligado

Edição 500

Alvarelhos recebeu prova nacional de powerlifting

Publicado

em

Publicidade


Vinte e oito atletas oriundos de todos o país participaram no Campeonato Nacional de Powerlifting. Depois de várias horas a treinar para serem os melhores, os participantes concentraram-se na Academia Corpos, em Alvare-lhos, numa prova que decorreu no sábado (29 de novembro).

Foi na Trofa que um grupo de praticantes de Powerlifting, modalidade de peso que cruza os exercícios de halterofilismo e culturismo e é composta por três provas (agachamento, supino e levantamento terra), disputou o título do melhor atleta da época 2014.
No Confronto de Titans, a decisão é baseada numa fórmula matemática, através do total de pontos conseguidos por cada atleta. Neste caso, Sandro Eusébio, proprietário da academia e presidente da WPC (World Powerlifting Congress) Portugal, explicou que nesta prova apenas o supino e o peso morto foram disputados, por ser tratarem de “modalidades singulares”. O agachamento é o único “que não é modalidade singular”.
Sem categorias de peso e escalões etários, dos 28 atletas destacam-se as duas únicas mulheres que participaram, competindo entre elas. Como campeão absoluto sagrou-se Filipe Lavandeira, atleta da Academia Corpos. De salientar ainda que o atleta Josué Oliveira bateu o recorde do mundo de agachamento na categoria até 75kg júnior.
Questionado sobre a dificuldade da competição, Sandro Eusébio, também atleta, salienta que a modalidade “implica um treino muito específico”. “As pessoas hoje em dia pensam que o powerlifting é um capricho e não um desporto. Não, é um desporto extremamente sério, extremamente violento, nós não temos seguro sequer. Vamos lá fora competir e temos que assinar um termo de responsabilidade; lesão grave ou morte ninguém se responsabiliza”, referiu.
Sem apoios financeiros de nenhuma entidade, o presidente da WPC Portugal destaca o facto de ser tudo “por conta deles”. Quanto à ajuda, Sandro pensa que “depende da autarquia”. “Cá em cima” não há apoios, mas “eles lá em baixo têm tudo pago”, realçou.
Este ano, o Campeonato do Mundo 2015 é em Portugal. O líder do powerlifting que ganhou a organização para o próximo ano, na República Checa, adiantou ainda que o local escolhido será a “Maia” ou Vila do Conde”.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 500

A relação médico – paciente está doente… ou talvez adormecida?!

Publicado

em

Publicidade

A tecnologia trouxe coisas boas mas, decididamente, perturbou a relação médica – paciente. Há situações em que o médico nem olha para o paciente que está à sua frente e passa os poucos minutos da consulta a olhar para um computador… a solicitar e a registar exames e a prescrever medicação. Atualmente, o mundo gira em torno da tecnologia e “esqueceu” um elemento fundamental, a Relação Humana.
Mas será que a tecnologia é a única responsável da perda desta relação?!
Devemos refletir.
Não será que a seleção dos candidatos a futuros médicos deveria consistir sobretudo nas aptidões morais em vez de, unicamente, no critério “nota”?!
E será que todos os médicos escolheram a profissão por vocação?! Não me parece… mas se a resposta for afirmativa, a escolha acertada, condicionará, certamente, o seu comportamento e a sua relação com o próximo.
A vocação médica verdadeira é muito parecida ao amor, a um amor desinteressado.
O médico por vocação é generoso, sensível, compreensivo, dedicado, tem bom senso…é empá-tico, sabe comunicar… e comunicar implica saber escutar!
O médico por vocação é observador, é responsável, é inter-vencionista… mas é honesto e hu-milde. É que “a dúvida é o princí-pio da sabedoria” (Aristóteles, sé-culo IV a.C.) e “sábio é aquele que conhece os limites da própria igno-rância” (Sócrates, século IV a.C) e, como tal, o médico não sabe tudo, erra mas procura a verdade.
Mas, infelizmente, quando falha ou quando não atende às “fantasias e desejos da clientela” é, automaticamente, recriminado e passa, de imediato, de “herói” e “santo” a persona non grata.
Sejamos sensatos e equilibrados… Médicos e Pacientes! Embora conseguir o equilíbrio num mundo tão desequilibrado não seja fácil e ser sensato num ambiente de “loucos” seja uma grande loucura. Mas sejamos leais, perseverantes… acreditemos que há tempo e circunstância para mudar.
E ultimo, subscrevendo o que proferiu Osler, em 1898: “tão importante quanto conhecer a doença que o homem tem, é conhecer o homem que tem a doença”, acrescentando que “é também substancial conhecer o homem que trata a doença”.
Catarina Lopes Moreira
17/11/2014

Continuar a ler...

Edição 500

Feira de Artesanato e Velharias do Coronado

Publicado

em

Publicidade

velharias

O Largo da Feira Nova, em S. Mamede, recebe no segundo domingo de cada mês a Feira de Artesanato e Velharias do Coronado. A mostra decorre entre as 10 e as 17 horas do dia 14 de dezembro.
A iniciativa é da Junta de Freguesia do Coronado, que, segundo o presidente José Ferreira, tem como “grande objetivo criar oportunidade e uma opção de rendimento para algumas famílias e pessoas que atualmente se encontram desempregadas e que se dedicaram, quase por necessidade, ao artesanato e à recolha de peças antigas”.
Para poderem vender as suas peças, as pessoas têm que fazer “uma inscrição prévia” na Junta de Freguesia, para se saber que “tipo de artigos vendem”, e lhes ser “atribuído um espaço”.
Velharias, artesanato, bijuteria, peças de vestuário e artigos para casa são alguns dos mais variados artigos que podem ser encontrados na Feira de Artesanato e Velharias.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...