Trofa
Trofense João Paulo Moreira atua em Paris
O pianista trofense João Paulo Moreira vai atuar em Paris no próximo dia 31 de janeiro, às 20h00, num recital integrado na programação cultural da Casa de Portugal – André de Gouveia.
O pianista trofense João Paulo Moreira vai atuar em Paris no próximo dia 31 de janeiro, às 20h00, num recital integrado na programação cultural da Casa de Portugal – André de Gouveia. O concerto, de entrada gratuita e sujeito à lotação da sala, consolida a afirmação internacional do artista.
Intitulado “begin à Paris”, o recital propõe uma viagem musical que cruza diferentes períodos da história da música, partindo do Barroco e avançando até à primeira metade do século XIX.
Na primeira parte do programa, João Paulo Moreira centra-se em três dos grandes nomes do período barroco: Domenico Scarlatti, Johann Sebastian Bach e Jean-Philippe Rameau.
A segunda parte do concerto avança cronologicamente, começando com o compositor português Luiz Costa, através dos Dez Estudos em Oitavas, peças raramente executadas que exigem elevado domínio técnico e revelam, simultaneamente, momentos de lirismo e introspeção. O recital termina com a Sonata n.º 2 de Sergei Prokofiev, uma obra de linguagem moderna, marcada por fortes contrastes expressivos e por um final vigoroso e triunfante.
Natural de Santiago de Bougado, João Paulo Moreira nasceu em 1985 e tem vindo a construir um percurso sólido no panorama musical nacional e internacional. Formou-se no Centro de Cultura Musical e na ESMAE, no Porto, onde concluiu a licenciatura em Piano e o mestrado em educação musical, frequentando atualmente o doutoramento em Música na Universidade de Aveiro. Em 2023/2024 foi admitido na prestigiada Musikhochschule Münster, na Alemanha, onde concluiu um ano de especialização em piano com elevada classificação.
O pianista já atuou na Alemanha, México, Estónia, Finlândia e Brasil, tendo-se apresentado como solista com diversas orquestras. Em janeiro de 2025, protagonizou o concerto de abertura dos Concertos da Antena 2, transmitido em direto, e apresentou o álbum “begin”, que serve também de referência conceptual para o recital em Paris.


