Trofa
PCP propõe avanço da linha de metro “convencional” na Trofa no Orçamento de Estado
A medida foi aprovada, apesar dos votos contra do PSD e CDS e da abstenção da Iniciativa Liberal, e pretende alterar o projeto atual para que toda a extensão da linha seja realizada em Metro “convencional”.
A aprovação de uma proposta do PCP durante a discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2026, prevê o início do desenvolvimento da linha da Trofa, uma das prioridades identificadas pelo partido no Plano de Desenvolvimento do Metro do Porto. A medida foi aprovada, apesar dos votos contra do PSD e CDS e da abstenção da Iniciativa Liberal, e pretende alterar o projeto atual para que toda a extensão da linha seja realizada em Metro “convencional”.
O PCP sublinha que, embora várias linhas da rede ainda não tenham financiamento integral ou datas concretas de conclusão, “é urgente planificar, projetar e garantir financiamento para o desenvolvimento de novas linhas e novas ligações”, com especial ênfase na linha da Trofa. Segundo a nota do partido, este prolongamento do Metro entre o ISMAI e o Muro, atualmente planeado parcialmente em BTR, deve ser totalmente executado em Metro convencional, permitindo assegurar um transporte público eficaz e seguro, com previsão de conclusão até ao fim de 2028.
A DORP do PCP garantiu que acompanhará ao longo de 2026 a implementação do plano, apelando “aos autarcas da região que intervenham no mesmo sentido junto do governo, para que não seja um qualquer ‘veto de gaveta’ a continuar a adiar tão importantes investimentos”.



