Trofa
Trofa é o segundo concelho do país com mais matrizes georreferenciadas
Câmara Municipal da Trofa destaca-se a nível nacional no processo de georreferenciação do território. O concelho é, atualmente, o segundo do país com maior número de matrizes georreferenciadas em 2025, totalizando 1858 registos efetuados no BUPI – Balcão Único do Prédio da Trofa.
Os dados foram apresentados no encontro nacional de utilizadores BUPi Envolve, realizado a 9 de dezembro, em Pampilhosa da Serra. Durante a sessão, a Trofa foi distinguida pela sua prestação, ocupando o 2.º lugar a nível nacional, posicionando-se imediatamente após o município de Castelo de Paiva.
O crescimento tem sido significativo. Em pouco mais de um ano, o concelho passou de 629 matrizes georreferenciadas em 2024 para as atuais 1858, refletindo o empenho da autarquia na identificação e valorização do território.
Atualmente, 23% da área total do concelho encontra-se georreferenciada, correspondendo a 1689 hectares. A nível das freguesias, o avanço é igualmente expressivo:
- Coronado (São Romão e São Mamede) – 26%
- Muro – 25%
- Covelas – 25%
- Alvarelhos e Guidões – 22%
- Bougado (São Martinho e Santiago) – 22%
O BUPI da Trofa entrou em funcionamento em junho de 2024, inicialmente instalado no Mercado Feira da Trofa, nas instalações do Gabinete Técnico Florestal. Posteriormente, foi transferido para o Espaço Cidadão, nos Paços do Concelho, onde permanece.
Devido à elevada procura, as vagas de atendimento encontram-se totalmente preenchidas até ao final do ano. Os munícipes podem, ainda assim, solicitar esclarecimentos através do e-mail bupi@mun-trofa.pt ou contactar diretamente o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Trofa.
O BUPI é uma plataforma gratuita que apoia proprietários de prédios rústicos e mistos, permitindo mapear, compreender e valorizar o território português. Recorde-se que o projeto nasceu em 2017, como piloto, em 10 municípios. O registo na Conservatória do Registo Predial continua a ser essencial para garantir a proteção da propriedade — sendo insuficiente a inscrição dos terrenos apenas nas Finanças.
Gratuito até 2025, o BUPI representa uma oportunidade para os proprietários regularizarem e protegerem os seus terrenos, com o apoio especializado de um técnico que os ajuda a desenhar no mapa o polígono correspondente aos limites de cada parcela.


