Desporto
150 participantes no passeio de bicicleta da AEBA
De Santo Tirso a Vila do Conde, e pelo caminho Vila Nova de Famalicão e Trofa, com passagens por monumentos históricos, como as pontes da Lagoncinha ou de Dom Zameiro, e por zonas verdes como o Parque das Azenhas.

De Santo Tirso a Vila do Conde, e pelo caminho Vila Nova de Famalicão e Trofa, com passagens por monumentos históricos, como as pontes da Lagoncinha ou de Dom Zameiro, e por zonas verdes como o Parque das Azenhas.
Assim se fez o passeio de bicicleta promovido pela Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA), a 27 de setembro, em mais um evento comemorativo do 25.º aniversário da instituição. Empresários, parceiros e comunidade disseram presente num momento de convívio e valorização do território.
Luís Gonçalves é associado da AEBA e decidiu aceder a um “desafio diferente” de pegar na bicicleta e conhecer “vários locais interessantes” e “companheiros que estão nas mesmas lutas”, num “ambiente de convívio, fora do normal ambiente corporativo”. “Bem melhor que uma sala de conferências”, disse, em jeito de brincadeira.
Também Susana Azevedo não pegava na bicicleta há muito tempo, mas não se fez rogada para a oportunidade de “viver um manhã divertida”. “A AEBA tem de repetir este tipo de iniciativas para termos contacto com os nossos parceiros e também com colegas de outras empresas e fazer networking”, sugeriu.
Elemento da Comissão AEBA 25 Anos, responsável por esta atividade, Adelino Santos fez um balanço positivo de um evento que permitisse “criar um percurso de cicloturismo, num passeio em que as pessoas pudessem conviver e conhecer alguma da História da região”. “Fizemos dois percursos diferentes, um de 50 quilómetros para aqueles que estão mais habituados e outro mais simples, de 20 quilómetros, com vários pontos de reforço pelo caminho, que permitiu às pessoas conhecerem-se e conversarem”, destacou.
O evento contou com o apoio da Associação Amigos do Pedal, que emprestou o conhecimento na organização deste tipo de iniciativas. Para o responsável da coletividade, Paulo Machado Ruivo, foi “uma experiência muito gira”. “Mais do que fazer provas, gostamos de juntar sinergias e, neste caso, a AEBA tem um impacto na região muito forte, pelo que este era um desafio que se encaixava perfeitamente nos nossos propósitos”, argumentou.
Gala em Santo Tirso é ponto alto das comemorações
Depois de uma conferência inaugural e de eventos desportivos, como o torneio de padel, corrida, caminhada e passeio de bicicleta, a AEBA prepara-se para encerrar as comemorações. A Gala AEBA 25 Anos decorre a 31 de outubro, na Fábrica de Santo Thyrso, e conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o concerto de Cuca Roseta.
Nesse dia, será também inaugurada uma peça escultórica de homenagem ao empresário, na cidade tirsense, que a AEBA pretende instalar também em todos os concelhos da área de influência, ou seja, Trofa, Maia, Vila do Conde e Vila Nova de Famalicão.