200601271400_msg1_msg_ir_atlan.jpg

Portugal continental estará sob influência de uma massa de ar muito frio as temperaturas mínimas descerem até aos cinco graus negativos

As temperaturas vão descer hoje de forma acentuada nos distritos de Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco, que estão em alerta amarelo, com os termómetros a chegarem aos seis graus negativos, indicou o Instituto de Meteorologia (IM).

Assim, durante os próximos dias prevê-se que esta "massa de ar" influencie o estado do tempo no continente, baixando as temperaturas e trazendo chuva, revelou ainda à Lusa fonte do IM.

Segundo o IM, além dos quatros distritos em alerta amarelo, sexta-feira os termómetros vão variar entre os seis e os 13 graus na cidade de Lisboa, os três e os 11 na do Porto e entre os três e os nove em Portalegre.

Mas nestas cidades os termómetros ainda vão baixar mais, com as temperaturas a ficarem entre os quatro e dez graus em Lisboa, com previsão de aguaceiros fracos, entre um e nove graus no Porto e entre um grau negativo e cinco positivos em Portalegre.

Para suportar os períodos de frio mais acentuado, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) recomenda no seu site na Internet o uso de roupa quente e calçado adequado e o devido isolamento das frestas de janelas e portas.

satelite.jpg

Os residentes de locais sujeitos a ficarem isolados pela neve são objecto de recomendações especiais, sendo aconselhado que tenham consigo um estojo de emergência com um rádio e lanterna a pilhas, agasalhos, material de primeiros socorros e medicamentos essenciais.

Ter em casa uma reserva de água potável e de alimentos ricos em calorias (chocolates e frutos secos), bem como uma botija de gás suplente é outra das sugestões do SNBPC, que aconselha a permanência em espaços quentes e a redução do esforço físico.

O SNBPC assinala ainda que idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção não devem sair de casa, e recomenda o recurso a transportes públicos em detrimento do automóvel. Caso necessite mesmo da viatura particular, o automobilista deve ter o cuidado de colocar líquido anticongelante no radiador, viajar preferencialmente de dia e a uma velocidade reduzida, informa ainda a Protecção Civil.