

Ano 2010
Trofense vence Leixões e sobe ao 2º lugar
O Trofense foi a Matosinhos vencer o Leixões por 2-1, no jogo que fechou a 12ª jornada da Liga de Honra, e termina o ano na segunda posição, em igualdade pontual com a Oliveirense, terceira.
Um golo madrugador de Pedro Ribeiro – dois minutos de jogo – e outro do ex-Leixões Zé Manel, no arranque da segunda parte, permitiram ao Trofense descolar do rival de Matosinhos, que também ambicionava o segundo posto.
No Estádio do Mar, frente a frente entraram duas equipas empatadas praticamente em tudo: nos pontos (17), nas vitórias (quatro), nos empates (cinco), nas derrotas (duas) e até nos 10 golos marcados até ao início do jogo, coincidências que davam “sal” ao último jogo do ano 2010.
Na luta pela desigualdade de números, começou melhor o Trofense que, aos dois minutos, inaugurou o marcador por intermédio de um remate oportuno de Pedro Ribeiro, no coração da área leixonense, após um canto na direita.
A formação de Augusto Inácio apenas conseguiu reagir à superioridade inicial do Trofense à passagem do minuto 15, quando Rui Pedro colocou à prova a atenção do guardião Marco.
Com um jogo mais fluído, aproveitando os deslizes da defesa do Leixões e a insegurança do guarda-redes Ricardo, o Trofense poderia ter dilatado a vantagem, não fosse, primeiro, o poste a negar o golo a Filipe Gonçalves (29 minutos), e, logo depois, a barra a substituir Ricardo, num lance de canto direto.
Inácio não gostava do que via e aos 31 minutos operou a primeira substituição, tirando Seabra, pela primeira vez titular, e colocando Feliciano.
O golo leixonense acabaria por surgir sete minutos volvidos, com Rui Pedro a aproveitar a defesa incompleta de Marco a cabeceamento de Nuno Silva.
A segunda parte arrancou a papel químico da primeira, ou seja, com golo madrugador da equipa da Trofa. Aos 53 minutos, Zé Manel marcou golo à sua ex-equipa e de imediato pediu desculpa aos adeptos leixonenses, que retribuíram o gesto com aplausos.
Até ao final do encontro, o Leixões tentou insipidamente o golo da igualdade, mas o único momento digno de registo antes do apito final de Rui Costa foi a ovação a Zé Manel, brindado com palmas dos adeptos que durante duas épocas o apoiaram.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões – Trofense, 1-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Pedro Ribeiro, 02 minutos.
1-1, Rui Pedro, 38.
1-2, Zé Manel, 53.
Equipas:
– Leixões: Ricardo, Jean Sony, Nuno Silva, Danilo, Laranjeiro (Tininho, 75), Cauê, Seabra (Feliciano, 31), Fábio Espinho (Félix, 61), Oliveira, Rui Pedro e Tiago Cintra.
(Suplentes: Paulo Ribeiro, Tininho, Tales, Ruben, Zé Pedro, Feliciano e Félix).
– Trofense: Marco, Igor, Varela, Pedro Ribeiro, João Dias, Tiago, Filipe Gonçalves, Nildo, Serginho (Licá, 84), Bahin (Luíz Eduardo, 73) e Zé Manel (Mustapha, 81).
(Suplentes: Ricardo Janota, Luiz Eduardo, Moreilândia, Moustapha, Chico, Ricardo Nunes e Licá)
Árbitro: Rui Costa (Porto)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Seabra (16), Varela (22), Cauê (32), Zé Manel (34), Jean Sony (76), Nuno Silva (87) e Marco (90+4).
Assistência: Cerca de 800 espetadores.
RYA.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Fim.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região1 semana atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio de grandes dimensões na Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa4 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7682 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7672 semanas atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização