Um golo de Betinho deu este domingo ao Sporting B o triunfo sobre o Trofense, por 1-0, o segundo em quatro jornadas da 2.ª Liga, em jogo disputado no Estádio de Alvalade, em Lisboa.

Enquanto os leões somaram a segunda vitória em Alvalade, depois de terem vencido o Beira-Mar (3-1) e terem perdido fora com Atlético (1-0) e Penafiel (2-0), o Trofense continua sem conseguir vencer na edição 2013/14 da 2.ª Liga.

Este domingo, no seu recinto, a vitória dos leões poderia ter estado em xeque em alguns momentos, mas foi sempre a equipa do ex-jogador Abel a mais perigosa, com uma linha ofensiva fruto da formação.

Betinho, Ricardo Esgaio, Cristian Ponde ou Zezinho foram exemplos da boa fama da Academia: constantemente móveis, capazes de jogar nas costas e em velocidade, o que provocou muitos problemas à equipa da Trofa.

Mas foram os visitantes que começaram melhor, com algum domínio que lhes valeu cinco cantos até aos primeiros 20 minutos, sem nenhum do lado leonino, e até o Sporting “acordar” perto da meia-hora.

Primeiro foi Cristian Ponde a rematar cruzado (25 minutos) para Conrado defender, depois Turan (26′) para nova boa defesa – num livre lateralizado direto à baliza -, e novamente Ponde, sozinho na cara do guarda-redes, a permitir a defesa (31′).

Estava dado o mote para o que viria a seguir, com Betinho, um perigo constante nas costas dos defesas, a aparecer também ele sozinho e a rematar picado sobre o guarda-redes (34 minutos) para o 1-0. 

O jogo estava completamente do lado dos leões, com o Trofense a ter muitas dificuldades para trocar a bola, e o Sporting a explorar ataques em transições rápidas.

Na segunda metade manteve-se a tendência, com boa dinâmica do Sporting, mas alguma falta de discernimento no passe ou remate finais.

O Trofense podia, no entanto, ter saído de Alvalade com melhor resultado, num jogo em que teve Viafara muito sozinho na frente.

Aos 52 minutos, Hélder Sousa fez a bola embater com estrondo na barra da baliza de Luís Ribeiro e cair sobre a linha, deixando a equipa da Trofa a reclamar golo, o que não pareceu.

E mesmo ao cair do pano, aos 89 minutos, foi João Jesus, sozinho frente a Luís Ribeiro e com muita confusão na área, a rematar com força contra o corpo do guardião trofense.

 

Jogo no Estádio de Alvalade, em Lisboa.

Sporting B – Trofense, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: 1-0, Betinho, 34 minutos.

Equipas:

Sporting B: Luís Ribeiro, Welder, Ruben Semedo, Tobias Figueiredo, Turan, Kikas (Fokobo, 83), Zezinho (Edelino Ié, 75), Iuri Medeiros, Cristian Ponde (João Mário, 65), Ricardo Esgaio e Betinho.

Suplentes: Mickael Meira, Edelino Ié, João Mário, Riquicho, Wilson Manafá, Fokobo e Mica.

Treinador: Abel Ferreira.

Trofense: Conrado, Tiago Mesquita, Márcio, Luiz Alberto, Paulo Monteiro (Preciado, 57), Tiago, Neves (Marcelo, 81), Hélder Sousa, Rateira, Mateus Fonseca e Viafara (João Jesus, 65).

Suplentes: Ricardo, Marcelo, João Jesus, Dennis Nieblas, Preciado, Inocêncio e Guevara.

Treinador: Luís Diogo.

Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Betinho (27), Turan (56), João Jesus (71) e Zezinho (71).

Assistência: Cerca de 500 espectadores.