quant
Fique ligado

Trofa

Trofa rejeita transmissão de competências proposta pelo Estado

Publicado

em

A Assembleia Municipal da Trofa aprovou na segunda-feira à noite, em sessão extraordinária, com os votos contra do PS, não aderir à descentralização proposta avançada pelo Governo, confirmando a votação anterior do executivo, anunciou hoje a autarquia.

A rejeição da proposta do Estado, em 2019, no “âmbito da Lei-Quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais, no que diz respeito aos respetivos diplomas setoriais” recebeu a 17 de janeiro na reunião do executivo “os cinco votos a favor da Coligação Unidos pela Trofa – PSD/ CDS-PP e as duas abstenções do PS”, refere o comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Embora assuma ser “um defensor da descentralização”, o autarca daquele concelho do distrito do Porto, Sérgio Humberto quer “o reforço do poder das autarquias, não pela sobreposição de competências”, mas reclamando “uma descentralização efetiva, como motor de dinamização do desenvolvimento local e regional, que assegure o reforço da coesão nacional e promova a eficiência e eficácia da gestão pública”.

O autarca considera também que “o financiamento, meios humanos e o impacto das novas atribuições nas orgânicas dos municípios não estão ainda devidamente avaliados, ponderados e acautelados”.

Vincando que “não é apenas o montante financeiro a transferir para as autarquias que falta definir”, Sérgio Humberto acusa o Estado de, com esta medida, “querer reduzir encargos com os serviços prestados às populações, transferindo-os para as autarquias”.

E prosseguiu: “o Estado central pretende deixar de ter responsabilidades de financiamento, mas quer continuar a ter poder de decisão sobre aquilo que são as políticas da saúde e de educação, entre outras”.

Reivindicando um trabalho prévio de “análise dos dados e elementos relativos às instalações e equipamentos, aos recursos humanos e aos recursos financeiros destinados a transferir para cada município”, o autarca entende que “só assim, se garantirá uma transferência de competências sólida e rigorosa”.

Publicidade

“A Trofa espera assim que até 2021 se defina a verdadeira descentralização que Portugal precisa e merece, podendo os 308 municípios portugueses passar a assumir a gestão das áreas fundamentais para assegurar a qualidade de vida das populações locais”, conclui o comunicado.
C/Lusa

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Desporto

Bruno Almeida reforça Santa Clara

Publicado

em

Por

Bruno Almeida, de 25 anos, vai alinhar na I Liga de futebol ao serviço do Santa Clara por empréstimo do Trofense, anunciou o emblema açoriano.

“A Santa Clara Açores – Futebol, SAD vem por este meio anunciar a chegada do atleta Bruno Almeida, proveniente do Clube Desportivo Trofense por cedência temporária e que contempla opção de compra”, avança o clube em nota de imprensa.

O médio atacante, que também pode ocupar a função de avançado, conta com passagens pelo Padroense e Paços de Ferreira (nos escalões de formação), pela Sanjoanense, Bustelo, Pedras Rubras, Anadia, Estoril e Trofense, clube que representava desde da época 2018/19.

Messi, como também é conhecido Bruno Almeida, foi um dos destaques na subida do Trofense à segunda Liga e também um atleta em destaque na época passada apontando 10 golos e cinco assistências [em 34 jogos].

Já esta época foi preponderante para a vitória do Trofense no primeiro jogo do campeonato, frente à BSad, apontando dois golos.

Continuar a ler...

Trofa

Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa

Publicado

em

Por

Várias viaturas, todas de matrícula croata, dos adeptos do Hajduck Split, foram vandalizadas no parque de estacionamento da estação da Trofa, durante a tarde desta quarta feira.

São pelo menos 7 viaturas com vidros partidos, pneus furados.

Os adeptos regressam de Guimarães no final do jogo e são esperados na Trofa pelas 21 horas.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);