quant
Fique ligado
magusto-PS-83 magusto-PS-83

Ano 2012

Trofa exige ligação do Metro do Porto ao concelho em 2014

Publicado

em

magusto-PS-83
 
A presidente da Câmara da Trofa, Joana Lima, defende que a construção da ligação do Metro do Porto até à Trofa seja considerada prioritária na extensão da rede do metropolitano, esperando que esta seja “retomada” em 2014.

 
“Temos consciência e somos responsáveis para saber que não é oportuno avançar [devido à crise], mas o que é um facto é que foram feitos investimentos em centenas de quilómetros de metro em momentos em que o país era próspero e a Trofa não foi contemplada”, diz Joana Lima, em declarações à agência Lusa, esta quinta-feira, a propósito dos 10 anos do Metro do Porto.
 
Para a autarca, “é preciso não esquecer que a ligação do metro à Trofa estava integrada na 1.ª fase” da rede, já concluída, e que o concurso para a realização da obra chegou a ser “lançado e depois suspenso”.
 
“O que está dito é que seria suspenso até 2014. Espero que a partir daí se retome este processo com responsabilidade, porque os trofenses viram-se privados de um meio de transporte que tinham, porque havia essa possibilidade forte de ter metro”, sublinha.
 
Nem comboio nem metro
A 24 de Fevereiro de 2002, a circulação ferroviária nas linhas da CP da Póvoa de Varzim e da Trofa foram encerradas para dar início às obras de construção do canal do metro, disponibilizando-se um serviço de transportes alternativos em autocarro aos clientes.
 
A população da Trofa continua sem metro, enquanto a ligação à Póvoa foi inaugurada a 18 de Março de 2006.
 
Para a autarca socialista, que é administradora não executiva da empresa Metro do Porto desde o Verão, “a situação actual não serve os interesses da cidade” e prova disso é “a petição com mais de 10 mil assinaturas” que chegou ao parlamento este ano.
 
“Iremos continuar a lutar”, garante, acrescentando que o facto de estar na administração da empresa “é um meio e uma forma de estar mais presente e mais perto de uma reivindicação”.
 
Joana Lima salienta ainda que há 10 anos que a cidade é pensada em torno do projecto do metro, referindo, a título de exemplo, a obra de requalificação e regeneração do centro que se encontra já “em fase de ser adjudicada”.
 
A inexistência da ligação do metro até à Trofa originou nas últimas legislativas boicotes eleitorais e a autarca diz acreditar que, nas autárquicas de 2013, “os trofenses saberão bem distinguir a responsabilidade de cada um”.
 
A população “sabe bem que eu estarei na linha da frente em defesa deste projecto importante”, sustenta.
 
Para Joana Lima, o Metro do Porto trouxe, “sem dúvida alguma, uma forma de mobilidade muito importante para toda a Área Metropolitana do Porto (AMP)”.
 
O Metro do Porto foi “um projecto tão ambicioso no passado e hoje é normal, damo-lo como adquirido”.
 
A inauguração da Linha Azul (A) e do sistema de metropolitano da AMP ocorreu no dia 7 de Dezembro de 2002, numa cerimónia oficial que decorreu na estação da Casa da Música, presidida pelo primeiro-ministro Durão Barroso.
 
Ouvido pela Lusa, o “pai” o projecto, o socialista Fernando Gomes, elogiou a “revolução” operada na última década mas lamentou precisamente a falta de ligação à Trofa.
 
 
Fonte: Lusa
 
{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);