quant
Fique ligado

Trofa

Temperaturas sobem a partir de quarta-feira

Publicado

em

Nove distritos de Portugal continental vão estar amanhã sob aviso amarelo face ao aumento das temperaturas, sendo eles: Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Na quinta-feira, o IPMA vai elevar o aviso de amarelo para laranja nos distritos de Bragança e Guarda.

De facto, as previsões apontam para um aumento das temperaturas máximas até ao fim de semana, com os termómetros a chegar aos 41 graus em Beja e Évora e aos 40 graus em Castelo Branco.

Recorde-se que o Governo decide hoje se prolonga a situação de alerta devido ao risco de incêndio rural, que termina às 23:59, ou se volta a ativar a contingência, que esteve em vigor até domingo durante sete dias.

Veja com o que pode contar nos próximos dias:

Aveiro

A temperatura mais alta esta semana é de 26 graus e regista-se amanhã e no sábado. Nos restantes dias, os termómetros vão oscilar entre os 24/25 graus de máxima e os 17 graus de mínima. Quarta-feira conte com um dia solarengo, mas no resto da semana o céu vai andar nublado.

Beja

Prepare-se para o calor. O termómetro vai “saltar” dos 33 graus de máxima hoje para 38 graus esta quarta-feira, aumentando gradualmente até chegar aos 41 graus, no sábado e domingo. As mínimas vão oscilar entre os 15 os 19 graus. Conte com um sol quente, mas “escondido” na quinta-feira e no fim de semana.

Publicidade

Braga

Também aqui se dá um “salto” na temperatura máxima, que aumenta em oito graus entre hoje e amanhã. Se esta terça-feira os termómetros estão a bater nos 26 graus, amanhã conte com máximas de 34 graus. O calor vai manter-se até sábado, com descida ligeira (32 graus) a partir de domingo.

Bragança

As temperaturas vão subir gradualmente ao longo de toda a semana em Bragança, com os termómetros a chegar aos 34 graus esta quarta-feira e aos 38 graus entre quinta e sábado. O calor começa a dar tréguas na segunda-feira, com as máximas a oscilar entre os 35/35 graus no início da próxima semana.

Castelo Branco

Também aqui as previsões apontam para um aumento gradual das máximas, com as temperaturas a oscilar entre os 34 e os 37 graus entre quarta e sexta. O fim de semana, no entanto, requer atenção, já que os termómetros vão chegar aos 40 graus no sábado, mantendo-se as temperaturas altas (39/38 graus) no domingo e na segunda-feira.

Coimbra

Publicidade

As máximas vão andar acima dos 30 graus a partir de amanhã, subindo gradualmente até aos 33 graus no sábado. O céu vai andar nublado e as mínimas rondam 15 graus.

Évora

Os termómetros sobem para os 38 graus esta quarta-feira assim se mantêm até sexta-feira, voltando a subir para os 41 graus no sábado e domingo. As mínimas é que vão oscilar mais, entre os 15 e os 19 graus, pelo que se pode preparar para variações de temperatura à noite.

Faro

Se esta a pensar fazer praia a sul, cuidado com os raios UV (que o IPMA coloca no nível 9, ou seja, muito alto) e não se deixe enganar pelo céu nublado na quinta-feira e no sábado. O facto é que as temperaturas vão andar a subir, chegando aos 37 graus no domingo. A partir de amanhã e até sábado, as máximas vão rondar os 33/34 graus. As noites vão estar mais quentes, já que a previsão é de temperaturas entre os 23 e os 24 graus.

Guarda

A máxima sobe sete graus entre hoje e amanhã na Guarda, chegando aos 32 graus. O dia mais quente será mesmo no sábado, com 35 graus, apesar de ser um dia em que as previsões apontam para céu nublado. Recorde-se que a Guarda estará em aviso amarelo na quarta e em aviso laranja na quinta e sexta, com o índice ultravioleta em nível 10, portanto, muito elevado.

Publicidade

Leiria

O aumento das temperaturas será menor no distrito de Leiria, com as máximas a subir gradualmente até aos 30 graus no sábado. Amanhã e quinta as máximas vão rondar os 27 graus. O sol vai andar “escondido” toda a semana.

Lisboa

Na capital a temperatura mais elevada será no sábado, com 32 graus. Até lá, a partir de amanhã, as máximas vão oscilar entre os 30 e os 31 graus. As mínimas ficam-se pelos 17 graus e também aqui se prevêem períodos de céu nublado.

Portalegre

O distrito vai estar em alerta amarelo entre quarta e sexta, com as máximas a bater nos 36 graus neste período. No sábado, os termómetros chegam aos 39 graus. O calor só começa a dar tréguas no início da próxima semana.

Porto

Publicidade

A temperatura máxima vai subir dos 22 para os 27 graus amanhã, num dia em que pode contar com sol aberto. No entanto, nos restantes dias — fim de semana incluído — os termómetros não devem ultrapassar os 25 graus. As mínimas oscilam entre os 15/16 graus.

Santarém

Aqui pode contar com dias quentes pela frente. As máximas sobem para os 35 graus amanhã e assim se mantém até sexta-feira. No sábado e no domingo conte com 37 e 36 graus de máxima, respetivamente. Também aqui as mínimas oscilam entre os 15/16 graus.

Setúbal

A temperatura mais alta será mesmo no domingo, com 35 graus de máxima. Entre quarta e sábado, os termómetros vão andar pelos 33 graus de máxima e os 16 graus de mínima.

Viana do Castelo

As máximas vão sempre andar abaixo dos 30 graus, prevê o IPMA, rondando os 27 graus entre quarta e sexta. Segue-se uma descida ligeira da temperatura no fim de semana.

Publicidade

Vila Real

Aqui vai sentir-se o aumento da temperatura, com as máximas a subir dos 26 graus hoje para 34 graus amanhã e 37 graus na quinta-feira. E só começa a baixar no início da próxima semana, com 35 graus previstos para domingo e 34 graus para segunda-feira. O distrito vai estar em alerta amarelo pelo menos até sexta-feira. As mínimas vão andar pelos 17/18 graus.

Viseu

Também aqui as máximas vão subir dos 26 graus hoje para 34 graus amanhã, valor que se irá manter pelo menos até sexta-feira. Recorde-se que distrito estará em alerta laranja entre quarta e sexta. A temperatura mais elevada regista-se no sábado, com 35 graus. O calor começa a dar tréguas no início da próxima semana. As mínimas vão rondar os 18 graus.

Madeira

Quarta e quinta-feira as máximas vão andar pelos 27 graus no Funchal e os 25 graus em Porto Santo. As mínimas rondam os 20 graus.

Açores

Publicidade

Esta quarta-feira pode contar com 28 graus de máxima em Santa Cruz das Flores, 22 na Horta, 26 em Angra do Heroísmo e 24 graus em Ponta Delgada, situação que se mantém praticamente inalterada no dia seguinte. Também aqui as mínimas vão oscilar entre os 20/21 graus nos próximos dias.

Continuar a ler...
Publicidade

Trofa

Situação de alerta obriga a alterações no fogo de artifício das Festas em Honra da Senhora das Dores

Publicado

em

Por

O estado de alerta, com proibição de fogos, declarado pelo governo nos dias 21,22 e 23 de agosto levou a comissão de festas a alterar os horários das sessões de fogo de artifício.

As sessões vou ser praticamente seguidas e vão acontecer no sábado, dia 20 às 23.00h, sessão de Pirotecnia Piromusical, junto à antiga estação da Trofa.

Ainda no sabado, dia 20 pelas 23.40h, a segunda sessão de fogo com um espetaculo de Pirotecnia denominado “El Terramoto” que acontecerá também no mesmo local, próximo da antiga estação, frente à escola EB2/3 Napoleão de Sousa Marques.

Recorde-se que as sessões estavam inicialmente agendadas para as zero horas dos dias 21 e 22 de agosto.

Continuar a ler...

Trofa

Governo decreta situação de alerta entre domingo e terça-feira

Publicado

em

Por

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, divulgou hoje as medidas em vigor devido ao aumento das temperaturas nos próximos dias.

“Tomámos a decisão de determinar a situação de alerta para os dias 21, 22 e 23 – domingo, segunda e terça-feira —, com reavaliação na segunda-feira ao fim do dia, tendo em vista reavaliar a necessidade de manter ou alterar a situação de alerta. Toda esta circunstância se aplica ao território continental”, afirmou o governante

Para prevenir incêndios, estão previstas limitações para o uso de fogo, máquinas agrícolas e também no acesso aos espaços florestais.

Por sua vez, a Proteção Civil entendeu ser necessário o reforço do patrulhamento dissuasor por parte de 25 patrulhas das Forças Armadas, que vão reforçar os meios no terreno da GNR e da PJ em todo o país.

Além disso, “a ANEPC fica com autorização para avançar com a contratação de mais 100 equipas de bombeiros, o que significa mais 500 homens, tendo em vista reforçar os meios humanos e permitir que esta reposição de meios mantenha o vigor e a eficácia que tem existido até agora”, afirmou José Luís Carneiro, sublinhando que 90% dos incêndios têm sido debelados em 90 minutos.

Em conferência de imprensa realizada na sede da ANEPC, o ministro realçou também a antecipação de pagamentos às corporações de bombeiros, num montante que ascende a mais de um milhão de euros.

“Decidimos antecipar os pagamentos às corporações de bombeiros que têm tido o esforço de integração no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR)”, referiu José Luís Carneiro.

Publicidade

“Esse esforço de antecipação vai ser realizado por parte da ANEPC, tendo em vista garantir que as associações humanitárias que têm corporações de bombeiros integradas no DECIR mantêm condições de decisão e operacionalidade que são indispensáveis para esta fase que se inicia após este período que tivemos desde o início de julho até hoje”, disse.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);