

Ano 2007
“Decisão política é que o metro vá até à Trofa”
Em via dupla ou linha única, o metro do Porto vai mesmo chegar à Trofa. Ao DN, a secretária de Estado dos Transportes assegura que há "uma decisão política" nesse sentido, até por "uma questão de justiça social para com a população, há vários anos sem comboio". Assim, as negociações com a Junta Metropolitana do Porto (JMP) podem ficar concluídas esta semana. Um acordo que só não foi selado há duas semanas por "diferenças" de português que travaram o entendimento.
De acordo com Ana Paula Vitorino, "já existem poucas coisas que separem as duas partes". Quanto à ligação à Trofa, a secretária de Estado lembra que foi aprovada na primeira fase, mas só em via única. Em 2003, "a Metro do Porto propôs ao Governo fazer a ligação em via dupla, mas este só aprovou a duplicação até ao ISMAI", afiança. Na negociação entre as partes, não foi possível chegar a acordo e, em 2005, foi celebrado um aditamento ao contrato de concessão para a retirada do troço da primeira fase.
Entretanto, Ana Paula Vitorino diz esperar que a empresa entregue o estudo de viabilidade sobre a ligação à Trofa em via dupla. "Não somos um País rico; portanto, é preciso analisar os custos com cuidado", refere, lembrando que, em último recurso, pode reservar-se um canal para mais tarde se proceder à duplicação da via.
Quanto ao avanço das obras, a governante afirma que foram estabelecidas duas condições: que fosse inequívoca a necessidade do traçado e que o processo estivesse avançado, com todas as fases processuais concluídas. O que apenas se verifica na extensão da Linha Amarela e para a ligação a Gondomar, no troço entre Estádio do Dragão e Venda Nova. Também aí, o Governo pretende ver o metro chegar à sede do concelho. "O que está em causa é se é a partir de Venda Nova ou passando por Valbom", afirma.
Já em relação à linha da Boavista as divergências estão ultrapassadas. "Alterou-se o texto e passou a fazer-se referência à zona oriental do Porto", explicou Ana Paula Vitorino. Em estudo está a ligação alternativa entre a Senhora da Hora (Matosinhos) e o Hospital de S. João onde "até se pode chegar à conclusão de que as linhas são complementares".
Inserção urbana
Foi a mais recente polémica na negociação entre JMP e Governo, mas Ana Paula Vitorino salienta que "estavam todos a falar do mesmo, mas com palavras diferentes". Uma confusão linguística que chegou a adiar o acordo. Agora, a secretária de Estado dos Transportes garante que "o importante é olhar para o passado, avaliar o que foi feito, o que eram obras de inserção urbanas [pagas pela Metro do Porto] e obras de requalificação urbana [da responsabilidade das autarquias] e balizar a orientação do futuro". Fica assim afastada a possibilidade de as autarquias terem de devolver dinheiro referente às obras da primeira fase.
In DN
Ano 2007
Feliz 2008
A equipa d' O Noticias da Trofa deseja a todos um ano 2008 muito póspero e recheado de sucesso
Ano 2007
Passagem D’Ano em Santo Tirso
Tal como em anos anteriores a Câmara Municipal de Santo Tirso promove na Praça 25 de Abril a partir das 22 horas do dia 31 de Dezembro e prolongando-se pela madrugada do primeiro dia de 2008, a Festa de Passagem d´Ano.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região1 semana atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio de grandes dimensões na Trofa
-
Edição 7672 semanas atrás
Mc’Donalds expõe trabalhos artísticos de funcionária
-
Trofa2 semanas atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa2 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa1 semana atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7671 semana atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização