O que podemos fazer para nos sentir mais felizes? Essa realmente parece ser a pergunta de 1 milhão de euros. Vista como o Santo Graal da vida, a felicidade plena é para a maioria das pessoas algo impossível de alcançar. No entanto, será que é mesmo isso que desejamos?

Fonte: Pexels

Estudos da área de neurociência mostram que para ser verdadeiramente feliz, o ser humano precisará sempre de algo mais, sendo o ato da busca de algo que aumenta a felicidade mais importante do que a realização propriamente dita desses objetivos. No entanto, a necessidade de sentir felicidade é inerente ao ser humano e existem pequenas mudanças que poderão ajudá-lo tanto a aumentar a sua felicidade quanto a melhorar a produtividade e a capacidade de aprendizagem.

Eis uma lista de pequenas mudanças que poderão fazer a diferença na sua vida.

Crie cronogramas

De modo geral, podemos dividir as pessoas em dois grandes grupos: as “amantes de rotina” e as “espírito livre”. O primeiro grupo vive rodeado de listas e horários definidos, ao passo que o segundo sente-se sufocado perante uma simples lista de compras. Entretanto, para o enfado do segundo grupo, a verdade é que a criação de um cronograma pode ajudar as pessoas a trabalharem de maneira mais focada e eficaz. A razão para tal é simples: a criação de um cronograma retira-lhe o stress e a ansiedade da incerteza do que vai fazer a seguir. Esta incerteza pode ser benéfica numa situação de lazer, como quando vai a um restaurante novo e não sabe o que irá comer. Por outro lado, em ambiente de trabalho dar-lhe-á stress acrescido.

Estabeleça uma rotina

Como no cronograma, estabelecer uma rotina vai dar-lhe uma sensação de estrutura e familiaridade de maneira que comece a organizar a sua vida de acordo com aquilo que lhe faz sentido, o que significa que a sua rotina não tem de ser igual à de outra pessoa. O facto de se focar naquilo que quer para si vai permitir-lhe perceber seus pontos fortes e contornar as suas fraquezas, o que se traduz num aumento da eficácia, uma vez que não vai perder tempo e energia para tomar decisões.

Estabeleça objetivos SMART

Se o processo de busca de concretização de um objetivo é o principal responsável pelo aumento da felicidade, é essencial que se foque nos seus objetivos e estabeleça metas para os alcançar. Objetivos SMART podem ser de grande ajuda, pois são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e delimitados num determinado intervalo de tempo.

Mas por que é importante estabelecer esses objetivos? Porque assim serão incluídos na sua rotina diária. Vejamos um exemplo simples. Se quer aprender a jogar poker para poder fazê-lo com seus amigos, pode criar um objetivo SMART para este objetivo. Isto vai fazer com que dedique parte do seu tempo a estudar sobre o tema e o torne uma prioridade. Quando investe tempo, vai ver progressos que o motivam a continuar a dedicar-se ao seu objetivo ao mesmo tempo que se sente feliz por perceber que está a trabalhar para o alcançar.

Fonte: Pixabay

Dê espaço para a espontaneidade

É importante criar rotinas e estabelecer metas, mas não deixa de ser igualmente importante encontrar um equilíbrio entre rotinas e espontaneidade. Se estiver sempre fixo a tarefas, vai perder a espontaneidade. Por outro lado, se estiver sempre a quebrar a rotina, esta deixa de o ser.
É a quebra de rotina que permite aumentar a imaginação, a criatividade e a motivação, que podem ser essenciais para um boost de felicidade perante um obstáculo mais difícil.

Permita que o cérebro crie conexões

Quando sai da rotina, incentiva a neuroplasticidade, que é quando o cérebro cria conexões e se reorganiza. Isto pode ser conseguido de diferentes maneiras, como saindo da rotina e criando necessidade de ajustes ao novo ambiente, permitindo que o cérebro deixe de estar em “modo automático”. Por exemplo, se está habituado a correr ao final do dia, passar a fazê-lo de manhã é criar uma nova conexão cerebral.

Outra maneira de trabalhar a neuroplasticidade é aprender algo novo ou encontrar diferentes formas de se divertir. Pode optar, por exemplo, por relaxar ao mesmo tempo que se diverte com as várias opções disponíveis nas plataformas de streaming online, como a Netflix. Os serviços oferecidos permitem ao seu cérebro descansar e reorganizar o dia. Outra forma de incentivar a neuroplasticidade é constantemente procurar novas plataformas de entretenimento online. Dessa forma, o cérebro adapta-se a interfaces diferentes, o que confere sempre um fator novidade e evita que a mente se acomode. Plataformas como Casinos.pt, por exemplo, disponibilizam sempre listas de novos portais, oferecendo, assim, a possibilidade de escolher um site diferente a cada momento. O fator novidade vai exigir que o seu cérebro se reorganize e aprenda a encontrar o que procura em distintos cenários. Também é possível trabalhar o raciocínio com palavras cruzadas, como as que são disponibilizadas no portal do Instituto Camões, ou com sudokus online, como os que encontra na plataforma Sudoku Online.  

Como vemos, a novidade oferece-lhe uma nova perspetiva e promove a criatividade. A rotina fornece estrutura e eficiência. Quando estabelece um equilíbrio entre ambas vai conseguir aumentar a sua felicidade. Existem diversas dicas que podem ser seguidas, mas se seguir estas já sentirá a diferença na sua vida.