quant
Fique ligado

Trofa

GNR confirma ribeira contaminada na Trofa e contraordenação à Litel

Publicado

em

As águas da ribeira de Lantemil, na Trofa, estão contaminadas devido a descargas poluentes tendo, em janeiro, sido levantado um auto de contraordenação à Litel, disse hoje à Lusa fonte do Comando Territorial do Porto da GNR.

A confirmação da Guarda, que através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) “recolheu provas no local” e que foram depois enviadas à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), informou o capitão Francisco Martins sucede à denúncia feita pelo morador em Santiago de Bougado Jorge Moreira, que dá conta de “três descargas poluentes em 2019”.

“Confirma-se a contaminação do ribeiro de Lantemil”, sublinhou a fonte da GNR, dando conta da existência de “diversas denúncias de mau cheiro, sendo possível encontrar dois tipos de detritos na água”.

A água “foi contaminada em janeiro de 2019”, altura em que a “GNR elaborou um auto de contraordenação à Litel [empresa do ramo da litografia] e que foi enviado para a Agência Portuguesa do Ambiente”, acrescentou à Lusa.

Outro detrito presente na água “é uma espuma branca, que não é contínua, que aparece e desaparece”, facto que dificulta a ação do SEPNA que “desconhece a sua origem”, disse o militar.

A fonte disse ainda estar “marcada, mas ainda sem data, uma deslocação da APA ao local para que os próprios façam a recolha e possam perceber de onde possa surgir a espuma branca”.

Em declarações à Lusa, Jorge Moreira queixou-se de “descargas poluentes desde 2016” para o ribeiro de Lantemil “sem que as autoridades intervenham”.

“Só em 2019 já houve três descargas, sempre à noite e quando está a chover”, acrescentou, acusando a “Litel pela poluição” do curso de água que sempre que acontece torna-se “num ribeiro negro, onde a água fumega e tem um cheiro pestilento”.

Do ribeiro de Lantemil, explicou Jorge Moreira, a poluição segue para o rio Trofa e depois para o rio Ave, concluindo tratar-se de um caso de “saúde pública” e para o qual “alertou a câmara”, mas “sem efeitos práticos”.

Publicidade

A Lusa contactou a autarquia, que disser ter “conhecimento das descargas” e que “todas as situações são comunicadas ao SEPNA, entidade com competência de fiscalização nesta matéria”.

Em resposta à Lusa, a Litel argumenta que tem “sido sempre responsável e capaz” de tratar os seus efluentes “dentro da conformidade legal”, informando “nunca ter sido autuada pelo SEPNA”.

Informando ter “desde há muitos anos” uma “unidade de tratamento para esse efeito”, acrescentou, nesse contexto, que “não se confirma qualquer saída de efluente industrial direto, as ditas descargas, para o meio ambiente”.

“Mais se informa que o referido ribeiro de Lantemil, não é contíguo às instalações da Litel, não existindo qualquer ligação direta ou indireta a este ou outro curso de água, pelo que nunca foi efetuada qualquer descarga no mesmo”, lê-se na resposta em que a Litel afirma estar “ligada ao coletor municipal”.

Noticia da Agência Lusa

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Desporto

Trofense perdeu na deslocação ao Leixões

Publicado

em

Por

O Leixões foi quase sempre melhor do que o Trofense e fez o necessário para marcar até mais do que um golo durante a primeira parte, mas esteve mal na finalização.

O Trofense, que ficou reduzido a 10 jogadores aos 34 minutos, devido à expulsão do seu ‘capitão’, Vasco Rocha, sentiu problemas sempre que o opositor atacou pelos corredores e também deu pouco trabalho à defesa e ao guarda-redes contrário.

Kiki foi o grande motor do ataque leixonense até ao intervalo e logo aos dois minutos cruzou para João Oliveira, que, porém, chegou atrasado e atirou para fora.

A baliza do Trofense voltou a estar em perigo depois de outro cruzamento, este de João Amorim e do flanco direito, aos 10 minutos e com este lance terminou o ascendente inicial do Leixões.

Os visitantes conseguiram depois reagir e lançar alguns ataques promissores, mas por pouco tempo, e foi o Leixões que mais uma vez esteve perto de marcar em duas ocasiões consecutivas aos 15 minutos.

Okitokandjo arranjou tempo e espaço na área leixonense para rematar, assustar Beunardeau e ganhar um canto e, daí até o intervalo, só ‘deu’ Leixões, com Kiki em foco com as suas arrancadas pelo corredor esquerdo e cruzamentos para João Oliveira, que se destacou pela sua desinspiração.

O Trofense melhorou na segunda parte e o Leixões perdeu algum do fulgor exibido no primeiro tempo e tudo ficou mais complicado para a equipa de Matosinhos quando Paulo Alves viu o segundo amarelo aos 53 minutos e foi expulso também.

Publicidade

O treinador leixonense fez três substituições aos 70 minutos, substituiu Kiki, já esgotado pelas suas acelerações e grande mobilidade, por Agostinho aos 82 minutos e foi bem sucedido com as mexidas efetuadas, pois o golo teve a assinatura de duas unidades saídas do banco.

Miguel Ângelo iniciou a jogada do golo, Fabinho prosseguiu-a e Agostinho, natural da Guiné-Bissau, concluiu-a com um golpe de cabeça oportuno, materializando assim o grande investimento que o Leixões efetuara em busca do golo.

Texto Lusa

Continuar a ler...

Trofa

Motociclista sem capacete ferido em acidente

Publicado

em

Por

Uma colisão entre um motociclo e um ligeiro de passageiros causou ferimentos no motociclista, um homem com 34 anos, que seguia no motociclo, sem capacete.

O acidente ocorreu cerca das 19h15, no cruzamento da Rua D.PedroV com a rua Dr A.Augusto Pires de Lima.

No socorro estiveram os Bombeiros Voluntários da Trofa com 7 elementos e pela equipa médica da VMER de Famalicão, que transportaram o ferido para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

A GNR da Trofa registou a ocorrência.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);