O Trofense venceu hoje, o Santa Clara, 3-2, em jogo referente à 15.ª jornada da Liga de Honra em futebol, disputado na Trofa, colocando-se na liderança da prova.

Serginho (aos 25) fez o primeiro. O clube dos Açores ainda “sonhou” com golos de Platini (32) e Diogo Silva (41). Mas o Trofense, através de Filipe Gonçalves (50) e Nildo (76), acabou por levar a melhor e conquistar os três pontos.

O Santa Clara, que não vence desde a 10.ª jornada (1-0 contra o Estoril), procurava o primeiro triunfo fora de portas, enquanto o Trofense necessitava de voltar aos bons resultados em casa e de aproveitar a perda de pontos de adversários diretos, como o Feirense (perdeu 2-1 em Matosinhos) ou o Arouca (empate, 2-2, com o Freamunde).

Em causa estava o assalto aos lugares que dão acesso à promoção e talvez por isso o nervosismo da equipa local foi notório desde o início, resultando ora em apatia, ora em garra, sem um fio de jogo constante.

As primeiras oportunidades de golo pertenceram ao Santa Clara, mas foi o conjunto da casa a chegar primeiro ao golo: Serginho desmarcou-se pela esquerda, Vítor Alves ainda tentou o corte, mas a bola só parou no fundo da baliza de Mendes (25 minutos).

Os açorianos não se conformaram e em dez minutos deram a volta ao marcador. O cabo-verdiano Platini pontapeou forte de fora da área sem hipóteses para o guardião Marco.

Estava feito o empate, aos 32 minutos, e aos 41, Diogo Silva fazia o segundo, na sequência de um livre marcado por Alex.

Desenhava-se mais um desaire em casa – Trofense vinha de vitórias moralizadoras fora (em Matosinhos e na Covilhã), mas de duas derrotas caseiras (frente a Belenenses e Arouca) e de um empate (1-1 com o Freamunde) – mas Zé Manel mostrava-se o mais inconformado com a desvantagem, abrindo portas aos golos da reviravolta.

Filipe Gonçalves empatou a partida, aos 50 minutos, após passe de Zé Manel que, aos 76, atirou ao poste, deixando a bola sobrar para Nildo que só teve de encostar e garantir o golo que coloca a equipa de Porfírio Amorim no comando da classificação.

 

Jogo no Estádio do CD Trofense, na Trofa.

Trofense – Santa Clara, 3-2.

Ao intervalo: 1-2.

Marcadores:

1-0, Serginho, 25 minutos

1-1, Platini, 32.

1-2, Diogo Silva, 41.

2-2, Filipe Gonçalves, 50.

3-2, Nildo, 76.

Equipas:

– Trofense: Marco, João Dias, Pedro Ribeiro, Varela, Igor, Filipe Gonçalves (Nikiema, 74), Tiago, Serginho (Licá, 81), Nildo, Zé Manel e Bahin (Reguila, 46).

(Suplentes: Janota, Reguila, Gegé, Nikiema, Outtara, Chico e Licá).

– Santa clara: Filipe Mendes, Vítor Alves, Diogo Silva, Ilic, Nélson, Jeferson, Gabi (Pacheco, 81), Platini (Renato, 73), Alex (Fajardo, 62), Renan e Moreira.

(Suplentes: Matt Jones, Briges, Pacheco, Fabeta, Fajardo, Renato, Bruno Monteiro)

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Platini (43), Zé Manel (44) e Pacheco (86).

Assistência: Cerca de 1000 espetadores.

PYT.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Fim.