A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) criou uma linha telefónica gratuita para apoiar os doentes oncológicos durante esta pandemia. A Linha Apoio Oncológico Covid-19 está disponível através do 800 919 232.

“Grande parte dos serviços e atividades do Núcleo Regional do Norte estão suspensos, devido ao plano de contingência Covid-19. A linha telefónica permitirá à LPCC-NRN continuar a apoiar os doentes oncológicos e a reforçar os apoios disponíveis, nesta fase difícil que todos vivemos, mas principalmente os doentes oncológicos pois têm o sistema imunológico mais debilitado e suscetível a inúmeras infeções”, explicou esta entidade em nota informativa.

A linha está disponível de segunda a sexta-feira, das 8.30 às 17.30 horas, e através dela os doentes oncológicos podem pedir apoio no esclarecimento de dúvidas, nomeadamente de âmbito técnico e científico, assim como apoio social e jurídico. Podem ainda ser solicitados “serviços de apoio” como entrega de refeições, apoio económico, consultas de psico-oncologia, compra e entrega de medicamentos de farmácia, entrega de medicamentos hospitalares e compra e entrega de bens alimentares.

Os protocolos entre a LPCC-NRN e vários hospitais da região permitem autorizar os colaboradores do NRN a efetuar o levantamento da medicação oncológica de ambulatório no hospital para entregarem em casa dos doentes”, informou ainda a LPCC. C.V.