Os fãs de jogos de computador costumam ter as suas atenções viradas para os novos lançamentos da indústria, ansiosos pelos títulos com a tecnologia mais sofisticada e os gráficos mais realistas. No entanto, os velhos jogos arcade ainda ocupam um lugar especial no coração dos jogadores mais “old school”, que acompanharam de perto a evolução dos jogos atuais.

Os jogos arcade corriam em máquinas grandes e pesadas, que populavam os salões de jogo e os principais cafés das cidades, durante os anos 80 e 90. Estes jogos requeriam controlos simples e intuitivos para passar os diferentes níveis, onde a dificuldade ia gradualmente aumentando. A popularidade dos jogos de arcade, porém, acabou por decrescer lentamente, à medida que as consolas e os computadores foram surgindo. Consulte abaixo a lista que preparamos com os melhores jogos para fãs de arcade:

Pong

Trata-se do primeiro jogo lançado pela Atari, corria o ano de 1972. Este simulador do jogo de ténis de mesa possui instruções muito simples: os jogadores têm de acertar na bola o maior número de vezes possível para obterem a melhor pontuação. Rapidamente atingiu uma grande popularidade a nível mundial, existindo relatos de pessoas que chegavam mesmo a fazer fila à porta dos cafés, à espera da sua vez de jogar para alcançar um novo recorde. Foi devido ao sucesso comercial alcançado por Pong (conseguiu lucros de mais de 3 milhões) que se começou a investir mais no desenvolvimento de jogos eletrónicos.

Pac-Man

O jogo Pac-Man surgiu em 1980 e foi um sucesso instantâneo, pela primeira vez era lançado um jogo em que o protagonista não era um personagem anónimo. O aspeto do Pac-Man foi inspirado no formato de uma piza, e tinha como objetivo mover-se pela área de jogo de forma a comer todos os pontos amarelos, sem esbarrar num dos fantasmas que estão lá só para atrapalhar. Mais do que um jogo, Pac-Man acabou por se tornar num verdadeiro fenómeno cultural.

Starburst

Este é o jogo ideal para os fãs de arcade que gostam de apostar no casino. Starburst é uma slot machine inspirada no imaginário dos jogos de arcade, nomeadamente naqueles onde o objetivo era reunir símbolos iguais, para passar de nível e obter uma boa pontuação. Nesta slot, o objetivo é fazer combinações de pelo menos 3 símbolos, representados por gemas brilhantes. Se ficou curioso, tente a sua sorte e aprenda a jogar nas slots Starburst.

Zen Pinball

Quem não se lembra das máquinas de Pinball, tão populares nos anos 70 e 80? Os jogadores tinham de pressionar os botões na lateral das máquinas para manipular duas palhetas, de forma a evitar que a bola de metal caísse no espaço existente entre elas. Zen Pinball é o jogo de eleição para quem quer relembrar estas máquinas, aproveitando a comodidade que é jogar no telemóvel.

Street Fighter II

O Street Fighter II surgiu em 1991 nos salões de jogo, e teve tanto sucesso que foi lançado para diferentes consolas. Este jogo de luta, com gráficos tão realistas e efeitos tão fluídos, foi uma tremenda novidade na altura. Em Street Fighter II os jogadores têm a possibilidade de escolher o personagem com que querem lutar, sendo que cada um tem o seu estilo de luta definido e os seus truques especiais.

Space Invaders

Nos primórdios dos jogos de arcade, no ano de 1978, surgiu o Space Invaders. Foi o primeiro jogo que envolvia disparar contra aliens, e ganhou muita popularidade por todo o mundo, acabando por abrir as portas para o lançamento de outros jogos do mesmo género. De nível para nível, os aliens ficam mais rápidos, assim como os efeitos sonoros, aumentando assim a dificuldade do jogo gradualmente.