Select Page

Câmara da Trofa aprova orçamento de 35,8 ME para 2019

Câmara da Trofa aprova orçamento de 35,8 ME para 2019

A Câmara da Trofa aprovou, com a abstenção do PS, o orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019 no valor de 35,8 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da Câmara, Sérgio Humberto, a autarquia vai “canalizar a maior fatia do investimento para a construção dos Paços do Concelho, num montante de 8,9 milhões de euros”.

No horizonte da Câmara está também a “conclusão do investimento em curso na EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques”, acrescentou o autarca, referindo que a autarquia aprovou recentemente um pedido de empréstimo a médio e longo prazo de 1,3 milhões de euros.

O orçamento, que tem o mesmo valor do deste ano, foi aprovado em reunião do executivo a 25 de outubro, com os votos a favor da maioria PSD/CDS e a abstenção dos dois eleitos pelo PS, sendo discutido e votado em Assembleia Municipal no dia 30 de novembro.

Para Sérgio Humberto, a “opção assumida para o ano de 2019 continua a apostar igualmente na redução da dívida”, explicando à Lusa que isso será feito à custa de menos “investimentos do ponto de vista de capital, em obras”.

“No fundo, vai ser dada prioridade à construção dos Paços do Concelho, mas a redução da dívida é algo que vai continuar a existir, disso não abdicamos”, vincou.

Da parte do PS, o vereador Amadeu Dias disse à Lusa que a posição socialista se traduziu “numa abstenção positiva”, argumentando que “algumas das propostas feitas no contexto prévio foram consideradas pelo executivo”.

“Não podemos, contudo, deixar de anotar que a extensa documentação apenas nos foi disponibilizada 48 horas antes da reunião, o que nos colocou uma dificuldade acrescida por falta de tempo para analisar rubrica a rubrica”, acrescentou.

Entre os investimentos elencados pela câmara para 2019 estão “a Ciclovia do Coronado, orçada em mais de 1,3 milhões de euros, que vai ligar o centro da Freguesia de S. Mamede do Coronado ao centro da Freguesia de S. Romão (junto à estação ferroviária)”, passando a funcionar “como um importante percurso pedonal e ciclável”, refere o comunicado da autarquia.

No centro da cidade vai “avançar a construção da Ciclovia Norte, que liga a Ciclovia da Alameda da Estação ao Parque das Azenhas e noutro percurso à Estação Ferroviária da Trofa”, mantendo-se, promete a autarquia, o “investimento na educação, ação social, desporto, na juventude e na rede viária em todas as freguesias”.

Fonte: Lusa
Foto Câmara Municipal da Trofa 

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª página da edição papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização