Começam esta sexta feira a ser vacinados contra a Covid-19 os primeiros bombeiros do corpo de bombeiros da Trofa.

Na primeira fase são vacinados 36 elementos (50% do corpo ativo) sendo que os restantes serão vacinados numa segunda fase.

Destes 36 os primeiros 18 são vacinados a partir das 14h desta sexta feira no centro de vacinação montado pelo ACES Santo Tirso/ Trofa na Fabrica de Santo Thyrso.

Já os outros 18 serão vacinados segunda feira no mesmo local.

Na mesma altura da vacinação aos voluntários da Trofa vai ser também efetuada a vacinação aos elementos dos copos de bombeiros de Vila das Aves, Santo Tirso e Tirsenses.

No total nacional são 15 mil bombeiros voluntários, sapadores e municipais que vão começaram a ser vacinados contra a covid-19. Corresponde a cerca de metade do dispositivo nacional. O processo deverá demorar duas semanas. O ministro da Administração Interna sublinha que os bombeiros são o primeiro grupo das funções essenciais do Estado a ser vacinado contra covid-19 e afirma que a vacinação das forças de segurança vai começar também esta semana. A Associação Nacional de Bombeiros pede que todos sejam vacinados.Os bombeiros são responsáveis por mais de 85% da ajuda pré-hospitalar, lembrando que durante a pandemia, se não fossem os bombeiros, muitos não teriam conseguido chegar ao hospital.