quant
Fique ligado

Trofa

Antiga Estação da Trofa inaugurada hoje após investimento de 620 mil euros

Publicado

em

Esta empreitada, cuja construção teve apoio de fundos comunitários, englobou a “recuperação do edifício da antiga estação ferroviária, do armazém com o respetivo cais de embarque e grua, da antiga casa do chefe da estação e das casas de banho”, explica a autarquia em comunicado.

A reabilitação das instalações onde anteriormente funcionou a Estação Ferroviária da Trofa, inaugurada em 1875 e desativada em 2010, arrancou em 2014 e “requalificou, na primeira fase, o antigo canal do caminho-de-ferro, hoje Alameda da Estação, inaugurada a 04 de junho de 2017”, a que se sucede agora a antiga estação, sendo ambos “devolvidos à comunidade e passando a funcionar como um equipamento municipal de natureza polivalente”, refere a nota de imprensa.

 

O total da requalificação representa um investimento, comparticipado, que “ascendeu aos 2,5 milhões de euros”, informa a autarquia.

O projeto representou a “requalificação de 42 mil metros quadrados”, sendo “13 mil de espaços verdes”, incluindo 250 novas árvores, “mais de 17 mil metros quadrados de percursos pedonais, cerca de 730 metros de ciclovia e 700 metros quadrados de área desportiva”.

No comunicado, a autarquia argumenta que a requalificação desta área servirá “para revitalizar o comércio e a vivência geral da zona central do concelho”, assumindo-se como “motor do desenvolvimento urbano” e “acabando com a barreira arquitetónica herdada do caminho-de-ferro, restituindo a vitalidade que esta zona nobre e central teve no século XX”.

Do programa da inauguração, pelas 14h30m, faz parte uma exposição que “retrata a história do caminho de férreo no Norte de Portugal e no concelho”, denominada “Memória e identidade da estação da Trofa”, num percurso que remonta a 1845, “data do primeiro contrato para a construção de uma linha férrea em Portugal, apesar de não ter sido concretizado”.

Publicidade

Fonte Lusa

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Covid-19

Quase 2000 casos na Trofa de 6 a 19 de janeiro

Este número representa cerca de 5% da população do município.

Publicado

em

Por

De 6 a 19 de janeiro, o concelho da Trofa registou 1984 casos de Covid-19. Este número representa cerca de 5% da população do município e consta do mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde, publicado esta sexta-feira.

Este número evidencia uma taxa de incidência cumulativa de 14 dias de 5166 infetados por 100 mil habitantes.

Em comparação com a semana passada, houve mais 547 infeções (contabilizaram-se no total 1437 entre 30 de dezembro e 12 de janeiro).

Em janeiro de 2021, aproximadamente neste período, foram registados 547 casos no concelho.

Desde o início da pandemia, já foram contabilizadas no concelho 7627 infeções.

Continuar a ler...

Covid-19

Junta do Coronado abre portas no sábado para testes à Covid-19

No próximo sábado, no salão nobre da Junta de Freguesia do Coronado, em S. Romão, os profissionais de saúde da Farmácia de São Romão vão realizar testes antigénio à Covid-19.

Publicado

em

Por

No próximo sábado, no salão nobre da Junta de Freguesia do Coronado, em S. Romão, os profissionais de saúde da Farmácia de São Romão vão realizar testes antigénio à Covid-19.

O teste rápido de antigénio é comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde.

Para serem testados, os interessados não precisam efetuar marcação, mas apenas deslocar-se ao espaço., munidos do número de utente.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também