Select Page

Antiga Estação da Trofa inaugurada hoje após investimento de 620 mil euros

Antiga Estação da Trofa inaugurada hoje após investimento de 620 mil euros

Esta empreitada, cuja construção teve apoio de fundos comunitários, englobou a “recuperação do edifício da antiga estação ferroviária, do armazém com o respetivo cais de embarque e grua, da antiga casa do chefe da estação e das casas de banho”, explica a autarquia em comunicado.

A reabilitação das instalações onde anteriormente funcionou a Estação Ferroviária da Trofa, inaugurada em 1875 e desativada em 2010, arrancou em 2014 e “requalificou, na primeira fase, o antigo canal do caminho-de-ferro, hoje Alameda da Estação, inaugurada a 04 de junho de 2017”, a que se sucede agora a antiga estação, sendo ambos “devolvidos à comunidade e passando a funcionar como um equipamento municipal de natureza polivalente”, refere a nota de imprensa.

 

O total da requalificação representa um investimento, comparticipado, que “ascendeu aos 2,5 milhões de euros”, informa a autarquia.

O projeto representou a “requalificação de 42 mil metros quadrados”, sendo “13 mil de espaços verdes”, incluindo 250 novas árvores, “mais de 17 mil metros quadrados de percursos pedonais, cerca de 730 metros de ciclovia e 700 metros quadrados de área desportiva”.

No comunicado, a autarquia argumenta que a requalificação desta área servirá “para revitalizar o comércio e a vivência geral da zona central do concelho”, assumindo-se como “motor do desenvolvimento urbano” e “acabando com a barreira arquitetónica herdada do caminho-de-ferro, restituindo a vitalidade que esta zona nobre e central teve no século XX”.

Do programa da inauguração, pelas 14h30m, faz parte uma exposição que “retrata a história do caminho de férreo no Norte de Portugal e no concelho”, denominada “Memória e identidade da estação da Trofa”, num percurso que remonta a 1845, “data do primeiro contrato para a construção de uma linha férrea em Portugal, apesar de não ter sido concretizado”.

Fonte Lusa

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª página da edição papel

Feira Anual da Trofa

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização