quant
Fique ligado

Trofa

Antiga Estação da Trofa inaugurada hoje após investimento de 620 mil euros

Publicado

em

Esta empreitada, cuja construção teve apoio de fundos comunitários, englobou a “recuperação do edifício da antiga estação ferroviária, do armazém com o respetivo cais de embarque e grua, da antiga casa do chefe da estação e das casas de banho”, explica a autarquia em comunicado.

A reabilitação das instalações onde anteriormente funcionou a Estação Ferroviária da Trofa, inaugurada em 1875 e desativada em 2010, arrancou em 2014 e “requalificou, na primeira fase, o antigo canal do caminho-de-ferro, hoje Alameda da Estação, inaugurada a 04 de junho de 2017”, a que se sucede agora a antiga estação, sendo ambos “devolvidos à comunidade e passando a funcionar como um equipamento municipal de natureza polivalente”, refere a nota de imprensa.

 

O total da requalificação representa um investimento, comparticipado, que “ascendeu aos 2,5 milhões de euros”, informa a autarquia.

O projeto representou a “requalificação de 42 mil metros quadrados”, sendo “13 mil de espaços verdes”, incluindo 250 novas árvores, “mais de 17 mil metros quadrados de percursos pedonais, cerca de 730 metros de ciclovia e 700 metros quadrados de área desportiva”.

No comunicado, a autarquia argumenta que a requalificação desta área servirá “para revitalizar o comércio e a vivência geral da zona central do concelho”, assumindo-se como “motor do desenvolvimento urbano” e “acabando com a barreira arquitetónica herdada do caminho-de-ferro, restituindo a vitalidade que esta zona nobre e central teve no século XX”.

Do programa da inauguração, pelas 14h30m, faz parte uma exposição que “retrata a história do caminho de férreo no Norte de Portugal e no concelho”, denominada “Memória e identidade da estação da Trofa”, num percurso que remonta a 1845, “data do primeiro contrato para a construção de uma linha férrea em Portugal, apesar de não ter sido concretizado”.

Publicidade

Fonte Lusa

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Desporto

Trofense perdeu na deslocação ao Leixões

Publicado

em

Por

O Leixões foi quase sempre melhor do que o Trofense e fez o necessário para marcar até mais do que um golo durante a primeira parte, mas esteve mal na finalização.

O Trofense, que ficou reduzido a 10 jogadores aos 34 minutos, devido à expulsão do seu ‘capitão’, Vasco Rocha, sentiu problemas sempre que o opositor atacou pelos corredores e também deu pouco trabalho à defesa e ao guarda-redes contrário.

Kiki foi o grande motor do ataque leixonense até ao intervalo e logo aos dois minutos cruzou para João Oliveira, que, porém, chegou atrasado e atirou para fora.

A baliza do Trofense voltou a estar em perigo depois de outro cruzamento, este de João Amorim e do flanco direito, aos 10 minutos e com este lance terminou o ascendente inicial do Leixões.

Os visitantes conseguiram depois reagir e lançar alguns ataques promissores, mas por pouco tempo, e foi o Leixões que mais uma vez esteve perto de marcar em duas ocasiões consecutivas aos 15 minutos.

Okitokandjo arranjou tempo e espaço na área leixonense para rematar, assustar Beunardeau e ganhar um canto e, daí até o intervalo, só ‘deu’ Leixões, com Kiki em foco com as suas arrancadas pelo corredor esquerdo e cruzamentos para João Oliveira, que se destacou pela sua desinspiração.

O Trofense melhorou na segunda parte e o Leixões perdeu algum do fulgor exibido no primeiro tempo e tudo ficou mais complicado para a equipa de Matosinhos quando Paulo Alves viu o segundo amarelo aos 53 minutos e foi expulso também.

Publicidade

O treinador leixonense fez três substituições aos 70 minutos, substituiu Kiki, já esgotado pelas suas acelerações e grande mobilidade, por Agostinho aos 82 minutos e foi bem sucedido com as mexidas efetuadas, pois o golo teve a assinatura de duas unidades saídas do banco.

Miguel Ângelo iniciou a jogada do golo, Fabinho prosseguiu-a e Agostinho, natural da Guiné-Bissau, concluiu-a com um golpe de cabeça oportuno, materializando assim o grande investimento que o Leixões efetuara em busca do golo.

Texto Lusa

Continuar a ler...

Trofa

Motociclista sem capacete ferido em acidente

Publicado

em

Por

Uma colisão entre um motociclo e um ligeiro de passageiros causou ferimentos no motociclista, um homem com 34 anos, que seguia no motociclo, sem capacete.

O acidente ocorreu cerca das 19h15, no cruzamento da Rua D.PedroV com a rua Dr A.Augusto Pires de Lima.

No socorro estiveram os Bombeiros Voluntários da Trofa com 7 elementos e pela equipa médica da VMER de Famalicão, que transportaram o ferido para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

A GNR da Trofa registou a ocorrência.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);