“Mente saudável em corpo saudável” é uma referência muito comum sobre o equilíbrio do bem-estar humano, mas como é possível destacar-se rapidamente e tornar-se um vencedor? A ciência explica isso.

Fonte: Unsplash.com

Tudo começa na mente

Como explicado no livro “O Efeito Vencedor“, do neurocientista Ian Robertson, os neurónios no cérebro comunicam através de um processo chamado neuro plasticidade, que conecta as diferentes regiões do cérebro e aumenta quando uma situação perigosa ou de alerta é detectada.

Quando o cérebro dá ao corpo instruções sobre como reagir para sair de uma situação como essa, a adrenalina, o cortisol e a testosterona são libertados para dar impulso extra aos músculos e nervos do corpo. Quando ultrapassa esses estados de alerta, o cérebro recompensa o corpo libertando dopamina, o que lhe dá uma sensação de relaxamento e sucesso.

Isto é também conhecido como o ciclo da dopamina e pode ser estimulado através do desenvolvimento do pensamento estratégico.

Esta estimulação do ciclo da dopamina é amplamente vista no mundo dos desportos, onde a competitividade física faz com que o cérebro esteja em estado de alerta persistente. Entretanto, não é necessário ser um atleta profissional para melhorar o funcionamento estratégico do cérebro, pois, através da prática de atividades e jogos de estratégia, é possível treinar o cérebro dia a dia.

Um dos métodos mais acessíveis para isso, são os jogos de cartas e estratégia como póker e blackjack, e neste contexto, a plataforma Galobonus oferece algumas recomendações para os iniciantes no mundo dos casinos online, permitindo que eles escolham uma plataforma segura para começar a jogar e desenvolver o seu pensamento estratégico de forma prática através destes jogos tradicionais.

Fonte: Pixabay.com

Mente saudável em corpo saudável

O pensamento estratégico é uma ferramenta muito poderosa para permitir que os vencedores mais populares do mundo usem os seus corpos e as ferramentas à sua disposição para alcançar os seus objetivos.

A revista económica Forbes citou o magnata americano Henry Ford com a frase: “Se você acha que pode ou pensa que não pode, você está certo”, quando se refere à importância do pensamento estratégico para potencialmente aumentar as oportunidades de sucesso de qualquer pessoa em múltiplos aspectos da vida quotidiana. É nesse ponto que o ciclo da dopamina retornae onde a autoconfiança para afrontar novos desafios é desenvolvida, a partir das conexões feitas anteriormente no cérebro que deram uma resposta positiva às situações competitivas ou de risco.

Um exemplo desse equilíbrio entre corpo e mente, é partilhado pelo campeão da NFL, Tom Brady, no seu método chamado TB12. No qual, o atleta enfatiza a importância do exercício da mente, bem como do corpo, porque fazem parte do mesmo sistema, além do que o objetivo de qualquer vencedor, é ter uma vida saudável.

Ao longo do tempo, muitas pessoas tentaram descobrir uma receita especial para tornarem-se vencedoras em qualquer contexto, e é agora que a ciência tem sido capaz de explicar como funciona o cérebro e como é possível desenvolver uma vida cheia de sucesso, começando do treino diário do corpo e da mente.