rss

Sensible Soccers no Teatro Municipal de Vila do Conde Foto-Reportagem

Colocado por Miguel Trofa Pereira.

Em Vila do Conde, o mês de Março começou com uma viagem ao universo da fantasia patrocinado pelos Sensible Soccers, quarteto sediado em Fornelo e constituído por Emanuel Botelho, Hugo Alfredo Gomes, Filipe Azevedo e Manuel Justo. Editaram o seu primeiro EP, homónimo, em 2011, ano em que também se estrearam nas atuações ao vivo (Primavera Club, Festival Paredes de Coura, Casa da Música, Serralves em Festa, Boiler Room). Lançaram ainda Fornelo Tapes Vol. 1 e o single Sofrendo Por Você. Este ano marca a edição do primeiro longa duração, 8, uma coleção de oito temas compostos ao longo dos últimos dois anos da curta carreira da banda.

A passagem por Vila do Conde inseriu-se na ação de promoção do primeiro álbum desta banda com ambições de chegar a públicos internacionais. Segundo entrevista recente de Felipe Azevedo à RTP, mais do que ser grandes em Portugal, os Sensible Soccers pretendem ser pequenos lá fora.

Como eles próprios se apresentam na sua página do bandcamp, são "um quarteto que pratica um futebol muito sensível com um sentido psicadélico!". No entanto, a sua sonoridade não é fácil de compartimentar, uma vez que abordam estéticas muito variadas em diferentes temas. Com o psicadelismo como denominador comum, não escondem o gosto pelas melodias pop, mas na construção dos seus temas há um afastamento do formato tradicional de canção, e uma opção por estruturas e arranjos em progressão.

Nos espetáculos ao vivo a sua música ganha uma energia extra e a atuação fica marcada pelo som minimalista e pela componente sensorial intensa. Ontem à noite em Vila do Conde, a banda criou uma atmosfera intimista e um tanto ou quanto nostálgica. O palco com os quatro músicos na penumbra ou debaixo de pequenos focos de luz ajudou a criar o ambiente para uma sala praticamente lotada com uma audiência que vibrou, e muito, com o som saído do baixo, da guitarra e das teclas, que em palco se conjugam com a voz de Manuel Justo e Hugo Alfredo Gomes. Alguns fãs, de olhos fechados, deixaram a música invadir os seus sentidos e o seu corpo, e assim seguiram viagem no mundo imaginário com banda sonora dos Sensible Soccers. Já perto do final, muitos foram os que se levantaram para dançar e sentir em pleno a música deste quarteto. Os imensos aplausos no final do concerto obrigaram a banda a voltar para um pequeno encore.

Os Sensible Soccers, que viram a sua canção Twin Turbo ser utilizada num vídeo feito pela empresa bracarense MezzoLab sobre Cristiano Ronaldo e a Bola de Ouro e partilhado por mais de 100.000 pessoas no Facebook, têm recebido excelentes críticas ao seu trabalho. O suplemento Ípsilon do jornal Público escreveu "Magnífica obra de estreia" e o Disco Digital disse deles: "Os Sensible Soccers descobrem o caminho das estrelas". Nós acrescentamos que o caminho é belo.

Texto: Joana Vaz Teixeira
Fotos: Miguel Pereira

Fotogaleria (clica nas imagens para aumentar) 

Sensible Soccer...
Sensible Soccer...
Sensible Soccer...
Sensible Soccer...
Sensible Soccer...
Sensible Soccer...
Sensible Soccer...
Sensible Soccer...
Sensible Soccer...