22
Fri, Sep
6 New Articles


Onze trofenses participaram num raide promovido pela autarquia e agora têm as suas fotografias em exposição na nova estação da CP.

Já tinha reparado com atenção na lanterna da Capela Nossa Senhora das Dores? Alguma vez parou para contemplar a arquitetura da Azenha da Vigenta e da ponte que junto dela imortalizam outros tempos? Estes locais ou objetos foram esmiuçados por 11 fotógrafos amadores que participaram num raide fotográfico promovido pela autarquia da Trofa, em setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património. O resultado pode agora ser visto numa exposição montada na nova estação da CP, em S. Martinho de Bougado, até 30 de janeiro.

Ler mais...


O Grupo Coral de S. Martinho de Bougado tem percorrido as ruas da freguesia a cantar as janeiras.

 “Ora venham ver// e abrir a porta// ora venham ver que a noite está fria e queremos entrar.// Ora venham ver o Grupo Coral// desta linda terra que um bom ano vem desejar.”

Foi assim que, pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Coral de adultos de S. Martinho de Bougado percorreu as ruas da freguesia para anunciar o nascimento de Jesus, através dos cantares das janeiras.

Ler mais...



O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado promoveu a 6ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, perante um auditório cheio.

Os atores de serviço, António Moreira e Maria do Carmo Silva (mais conhecida por Miquinhas), arrancaram gargalhadas da plateia composta do auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado. Nos intervalos das atuações dos quatro grupos que participaram na 6ª edição do encontro de Cantares das Janeiras, os dois animadores contribuíram para que a atividade do Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado fosse um sucesso.

Perante um auditório cheio, o grupo bougadense contou ainda com a colaboração do Rancho Regional S. Salvador de Folgosa (Maia), Grupo Folclórico de Santiago da Cruz (Vila Nova de Famalicão) e Rancho Típico de S. Mamede Infesta (Matosinhos).

Ler mais...

Durante dois dias, os alunos da Escola Secundária da Trofa puderam orientar-se quanto ao futuro académico e profissional através da Feira das Profissões, que encheu o átrio do novo edifício de painéis e panfletos de inúmeros institutos e universidades do País.

Nos dias 9 e 10 de janeiro, para além de contactarem com os responsáveis das diferentes instituições e colocar questões sobre os cursos, os jovens, principalmente os que completam agora o 12º ano, participaram em diversas palestras.

“Os objetivos passam por confrontar os alunos com as várias alternativas que existem, ajudando-os a alargar o leque de alternativas que eles têm e pô-los a pensar em coisas que nunca pensaram que podiam existir e que podem ser uma alternativa viável”, explicou a psicóloga e responsável pela organização da Feira, Fernanda Silva.

Ler mais...

 

A equipa de sub-18 da Vigorosa conseguiu o empate no primeiro jogo com o Alfenense, mas na segunda mão deixou escapar o triunfo por quatro pontos.

 O cronómetro parou nos dois segundos e poucos centésimos do quarto período. A euforia tomou conta dos adeptos e tornou ruidoso o pavilhão desportivo de S. Romão do Coronado. Esse momento vai, com certeza, ficar eternamente marcado na memória de Chico, jogador da Associação Cultural Recreativa Vigorosa que, com um triplo, fixou o empate com o Alfenense (42-42), no primeiro jogo da 1ª eliminatória de acesso à fase final da 1ª Divisão distrital de sub-18 de basquetebol, disputado na tarde de sábado.

Apesar da prestação hercúlea da formação trofense, não foi possível garantir a passagem à 2ª eliminatória, já a partida da segunda mão, em Alfena, no dia seguinte, ditou pendeu para a equipa da casa, que venceu por 52-48.

Mesmo assim, a Vigorosa vendeu cara a passagem à próxima fase, mostrando resultados positivos obtidos pela secção de basquetebol da associação.

O regresso à 2ª Divisão distrital não desanima o treinador, Nuno Silva, que elogiou o espírito de equipa: “O mais importante foi o facto de termos uma equipa que reflete o espírito de luta que caracteriza a Vigorosa. Foi um bom jogo dos meus atletas que batalharam contra uma equipa que é mais difícil e que tem mais experiência e poder físico”, afirmou, no fim do primeiro jogo, no sábado.

O técnico afirmou ainda que “independentemente de vencer ou perder, o que importa é que os jovens se divirtam dentro de campo e o público na plateia”.

Ler mais...

Mais artigos...

1ª Pagina

Videos TrofaTV em destaque

Siga-nos no facebook

» Farmácia de serviço na Trofa