20
Mon, Nov
15 New Articles

 

Na Assembleia Municipal da Trofa, que se realizou na quinta-feira, 27 de dezembro, foram aprovados a reformulação do PAEL e orçamento para 2013.

 Das sete instituições bancárias que foram consultadas pela Câmara Municipal da Trofa para a cedência de um empréstimo de 13,8 milhões de euros para o Programa de Apoio à Economia Local, apenas a Caixa Geral de Depósitos (CGD), respondeu positivamente, mas com contrapartidas diferentes das que a autarquia tinha delineado inicialmente. Apesar das tentativas, a CGD, que também é credora do município, não flexibilizou as condições do empréstimo. Em vez dos 20 anos ambicionados pela Câmara para o pagamento do empréstimo, a entidade bancária exige 15 anos, com um ano de carência, menos três que os pretendidos pelo executivo. O spread situa-se nos “6,5 por cento”, com “Euribor a seis meses”.

Ler mais...

Assembleia do Muro aprovou por unanimidade o orçamento e o Plano Plurianual de Investimentos para 2013. Sessão também serviu para discutir o estado da nação e do concelho.

 A assembleia do Muro, marcada para discutir os assuntos relativos à freguesia, o orçamento e o plano de atividades para 2013, teve um longo período em que mais parecia um debate da nação…e do concelho. O primeiro tema abordado foi a reforma administrativa, sobre o qual Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia, quis dar a conhecer o que foi discutido na Assembleia Municipal e manifestar dúvidas quanto “aos benefícios” que uma lei como esta traz para o Estado. Para o autarca, esta medida do Governo é um “erro crasso” e só traz “revolta entre a população”, apesar de a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território não contemplar a agregação do Muro com nenhuma outra freguesia. 

Ler mais...

Em grande parte da Assembleia de Freguesia de Guidões esteve em discussão a reforma administrativa e a agregação da freguesia de Guidões.

A última Assembleia de Freguesia de Guidões do ano 2012 ficou marcada pela acesa discussão em torno da reforma administrativa. O tema foi colocado em cima da mesa pelo elemento social-democrata Henrique Araújo, que pediu esclarecimentos ao presidente da Junta de Freguesia esclarecimentos sobre a deliberação da Assembleia Municipal, que aprovou a proposta do PS, que visava a não agregação de qualquer freguesia.

Ler mais...


Dez adultos submeteram-se ao exame do 4º ano de escolaridade na Escola Secundária da Trofa. Competências foram certificadas através de uma avaliação feita pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Trofa e validadas pela DREN.

“Estava muito preso, mesmo a falar. E agora falo melhor e compreendo melhor as pessoas. Foi tempo muito bem empregue”. O sentimento é de Manuel Marques, um dos dez adultos que, na tarde de terça-feira, dia 18 de dezembro, viu as suas competências ao nível do 4º ano de escolaridade serem certificadas, através de uma avaliação feita pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Trofa e validadas pela DREN (Direção Regional de Educação do Norte).

Juntamente com Manuel Marques, mais nove adultos concluíram uma fase que mudou as suas vidas por completo. O percurso iniciou-se através da Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA), valência municipal entretanto extinta, através do curso “Aprender a Ler, Escrever e Contar”.

Ler mais...

Carlos Portela informou que o PS enviou “intimação à Unidade Técnica” por defender a não fusão

PSD considera que deliberação do PS e presidente da Junta de Freguesia do Muro prejudica as populações. Socialistas e Carlos Martins contrapõem, acusando PSD de não defender coesão municipal. Carlos Portela anunciou que PS de Santiago enviou “intimação à Unidade Técnica” para defender a não extinção/fusão da freguesia.

 A reforma administrativa foi o tema que introduziu a Assembleia Municipal de quinta-feira, 27 de dezembro. A discussão ficou marcada pelo anúncio de Carlos Portela, do PS, de que a secção do partido de Santiago de Bougado agiu com uma “intimação judicial” à Unidade Técnica a que se pode seguir uma “providência cautelar” em protesto com a agregação da freguesia e apelou à união da Assembleia na luta contra a reforma administrativa no concelho da Trofa: “Era bom que fôssemos todos, todas as freguesias, todos os partidos e se acreditam venham daí connosco. Não tenho a mínima pretensão que isto seja só de alguém. Se estão a falar com boa-fé tentem ainda o que resta, lutem até ao fim”.

Ler mais...

Mais artigos...

1ª Pagina

Videos TrofaTV em destaque

 

Siga-nos no facebook

» Farmácia de serviço na Trofa